terça-feira, 6 de maio de 2014

Exposição de Colagem

O CCBEU - Centro Cultural Brasil-Estados Unidos convida a todos a visitarem à "Disposição de Imagens Remanescentes" - Exposição de colagem do Artista Plástico Sérgio Doretto.
A mostra estará aberta para visitação de 19 de Maio a 06 de Junho de 2014, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h30 às 20h, com entrada franca. O CCBEU fica na Rua Coronel José Braz, 77.



OS FRAGMENTOS/RELATIVIDADE DA IMAGEM

Diversos aspectos da realidade social e individual podem ser divididos em partes menores, e por sua vez, cada vez menores ao ponto de se chegar a detalhes microscópicos; pode-se fazer o inverso, juntar os fragmentos até chegar a outra individualidade rediscutindo á luz da atualidade dos fatos e atos demarcadamente mediadores de eventos consubstanciáveis e deflexivos.

Existem no universo pessoal diversas possibilidades de observação e reflexão que leva cada conceito e ou ideia a serem postos em prática e demonstráveis como eficazes ou não, cada segmento é ao mesmo tempo uma união de pontos dispersos e que em uma individualidade coexistirão de uma maneira organizada.

Nas artes plásticas usa-se esse princípio: a relatividade da imagem, sugerindo que o conhecimento fundamenta-se de fragmentos absorvidos da realidade e o inverso também é válido: quando fragmentamos uma imagem para compreende-la, quando analisamos vários pontos de vista para tomar uma decisão.

A colagem de imagens remanescentes seleciona condições favoráveis e viabiliza uma retomada de fatos e atualização de idéias jogadas fora. As imagens são idéias “congeladas” de fatos ocorridos trabalhados como referência sociais.

A arte atual se veste com uma roupagem nova. A colagem artística/residual associa-se ao movimento de reciclagem de imagens descartáveis e assume um carácter interativo; é uma releitura de ações e fenômenos retratados por imagens presentes e dotadas de um interesse maior: uma coragem de representar o já ocorrido e remediado, valorizando a imagem como sendo de grande importância por referenciar o fato.

A colagem artística/residual já não se prende ao fato em si, imanente à imagem individual, mas a uma “possibilidade” de reestruturar o pensamento artístico/visual/simbólico, e a um redimensionamento factual/causal sem acaso.

Essa colaboração da imagem com o fato real/individual é considerada crucial para o “desencantar visual” da elaboração psico/social.

Utilizar a reciclagem de imagens com o sentido de reciclar as próprias idéias, evoluir o senso crítico e discutir os medos e traumas e conhecer-se profundamente apresentando: 

Temas antagônicos: rediscutir idéias que aparentemente são opostas, numa nova visão individual.

Dupla figura: imagens que serão fundidas (idéia de espelhos e reflexos ) que mostram a bilateralidade ( dividir a imagem ao meio e modificar apenas um dos lados).

A inversão de imagem: virar figuras de cabeça para baixo dando relevância às formas e mudando o foco de atenção e disposição.

INSERÇÃO DE CONTEXTO: INSERIR O FUNDO COM COPARTICIPAÇÃO DA FIGURA EM 1º PLANO.

Fragmentar com sentido de movimento: dividir a figura e reestruturar colando os pedaços e o texto numa outra dimensão.

Fusão de imagens: figuras de fatos ocorridos podem se juntar e modificar o conceito atualizando preceitos e modos de pensar e agir.

Esse confrontamento aparente e disponível com as imagens pré-estabelecidas e remanescentes poupam os fatos e apresentam condições necessárias para não serem alijadas do meio imagético, restabelecendo sua participação exegésica.

A imagem agora tem um caráter de documentação/conservação da memória individual e social, de denúncia, de arte (aspecto plástico) ela deixa de ser apenas informativa e passa a ser “emocional” ( a escolha de um momento na história é congelado e preservado ), e racional mostrando que uma escolha ( o momento da colagem ) foi escolhido e pensado, sendo um instante único e concentrador de elemento necessários à divulgação das informações afins.

A colagem é uma compartimentalização necessária, à compreensão de fragmentos de cenas da vida real que sugere um envolvimento espaço/temporal, comprometido com a memória individual ou social. É uma complementação visual na reflexão sobre detalhes da história vivida e contada nos registros históricos (arquivo) de todos os níveis.

O objetivo maior é a interação pessoa/colagem/preservação da memória, tendo como “foco” principal e participação de pessoas distantes do manuseio físico do recorte e da colagem até a reflexão de sua voluntária manutenção de um ponto de vista, mantendo regras pessoais ou não.

A colagem tem seu desenvolvimento com uma linguagem própria, com identificação visual centrada em pormenores e detalhes que evidenciam a utilização nas imagens de pessoas com suas experiências e residências mentais que serão o “pano de fundo” para a veiculação de informação artística e estético-plásticas, cheias de ação, e que será um arquivo documental em analogia com a discussão e reflexão do momento histórico.

Trocar o (R) de lugar (ARMA = AMAR)


Fratura Espaço-temporal Exposta


Fogueira Contemporânea


Sentidos Cruz-Ados (Mata)²

Sérgio Doretto (Artista Plástico)
Face  -  Sergio Doretto Doretto
E-Mail  -   sergio.doretto@bol.com.br
Fone – 34549853  - 9 974489

0 comentários:

Postar um comentário