terça-feira, 20 de maio de 2014

Preservação da História

PROJETO DE PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA E DA
MEMÓRIA DE MARÍLIA
A Secretaria Municipal de Cultura faz a entrega de obras aos primeiros parceiros
                                              



Foi dado inicio a entrega das três primeiras obras referentes ao projeto de Preservação da História e da Memória de Marília. O evento aconteceu logo após a abertura da Exposição “Flor de Lótus” do Ateliê da artista Elisa Bonatto, no Hotel Estoril, no último dia 15 de maio.

Além do grande público presente, a Santa Casa, representada pela Superintendente Kátia Ferraz Santana e pelo Vice-provedor, Dr Luiz Orlando, recebeu a obra “Santa Casa, 1929” do artista plástico Raphael Dutra, que por estar em aula, foi representado pelo seu pai, Cláudio Dutra. A UNIMAR, também parceira do projeto, foi retratada pelo artista Cláudio Dutra que fez a entrega para Fernando Martins, no ato representando a Pró Reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva.

A terceira obra também finalizada e que recebeu o título de “Colégio Sagrado Coração” foi muito elogiada e apresentada, porém as Irmãs responsáveis não puderam estar presentes devido a compromissos do Colégio e do próprio Instituto. Nova data para a entrega já está marcada. A Direção fez questão de indicar a artista Ângela Caprioli por laços de afinidade bem como por considerá-la uma grande artista de Marília.

O Hotel Estoril, na realidade o primeiro parceiro a aceitar a proposta está sendo retratado pela artista Eliana Trevizo, aluna do Ateliê “Arte e Convivência” da artista e professora Bel Vique, que logo após a finalização fará também a entrega.
                       
O PROJETO

Pensando na importância da preservação da memória do município e de personalidades que fizeram e fazem parte da história, a Secretaria Municipal de Cultura, com este projeto idealizado pela Assistente Técnica Denise Campos Justino, busca através de contato com empresários tanto eternizar locais bem como incentivar o trabalho dos artistas locais. “Muitas vezes incentivamos os artistas que fazem belíssimas obras retratando paisagens ou prédios da cidade, porém estas obras participam do Concurso “Marília, através de seus artistas, ou de outras mostras nos Shoppings, no mês de aniversário e depois, por serem muito específicas acabam guardadas nos acervos dos artistas ou doadas para a Galeria de Artes, já com este projeto, o artista pinta já sabendo que a obra tem um destino”.

Segundo o artista Cláudio Dutra, que também é motorista socorrista, “Fui convidado a participar e aceitei prontamente, pois além de possibilitar aos artistas mostrarem seu talento, recebemos pela obra o valor pré estabelecido de R$500,00 e também o adquirente tem seu estabelecimento retratado para exibir a obra na recepção, na entrada ou na diretoria”.

“A obra exposta em si própria já atesta o adquirente como um parceiro cultural”, diz a Secretária de Cultura, também artista plástica que apóia incondicionalmente o projeto. “Queremos que seja permanente, pois outras empresas estão sendo contatadas para que possam se tornar nossos parceiros nesta importante ação de preservação da memória e da história da cidade”.

Partindo da idéia de que nosso município até devido ao desenvolvimento e crescimento vive em processo continuo de mudanças na área urbana com demolições para novas construções, alterações das fachadas de prédios mais antigos, reformas, etc. devemos ter registro das casas, prédios, comércio, próprios públicos e outros para que não se perca no tempo.

A Secretaria pretende dar prosseguimento ao projeto que devido à sua dimensão deve ser contínuo, pois existe muita demanda de prédios, casas, pessoas, etc. para serem eternizados. Empresas interessadas em conhecer e se tornar parceiro, deve fazer contato com Denise, na Secretaria da Cultura através do telefone 3402 6606, pois o aceite deve ser oficializado através de resposta escrita para firmar compromisso.


0 comentários:

Postar um comentário