segunda-feira, 5 de maio de 2014

TEATRO DA CIDADE

CRIANÇAS SOLTAM A IMAGINAÇÃO EM AULAS DE TEATRO GRATUITAS


Arte, criatividade e muita imaginação dão o tom às aulas de teatro gratuitas para as crianças. As aulas de teatro fazem parte do Projeto Teatro da Cidade, que também oferece o curso para jovens, adultos e melhor idade, e é coordenado pelo arte-educador, Márcio Martins. O curso de acontece no Espaço Cultural Ezequiel Bambini (na Avenida Sampaio Vidal, em frente ao antigo Correio).

As aulas de teatro para crianças são ministradas pela  atriz e arte-educadora, Letícia Rodrigues, a qual tem vasta experiência com crianças, sendo pedagoga e professora de teatro infantil na ELAM (Escola Livre de Artes de Marília). A professora também produziu e dirigiu espetáculos infantis. 

Para Ana Clara de Oliveira Fontana, 6 anos, aluna da turma infantil, as aulas são maravilhosas. “Gosto de encenar peças e as aulas nos ensinam muito. Tudo é muito legal e divertido”, disse. Já as irmãs Laura,9, e Lívia Vernaschi Imamura, 6, disseram que a professora prende a atenção de todos os alunos com um jeito especial de dar aula. “A professora é muito divertida e nos ensina de um modo muito legal e todos participam sempre. Acho legal aprender uma arte como essa, sempre tive vontade de fazer teatro. Estamos aprendendo muito”, disse Laura.

Segundo Letícia Rodrigues, o teatro na infância é de extrema importância, não só pela criatividade e imaginação que o envolve, mas também como uma ponte entre a realidade e a fantasia infantil. A professora ressalta ainda que no teatro a criança encontra a possibilidade de vivenciar ambas as realidades em grupo, relacionando-se com outras crianças com conceitos diferentes do seu, o que favorece seu autoconhecimento e provoca os pequenos a controlarem melhor seus sentimentos. Através dos jogos, dinâmicas e histórias a criança expande seu repertório cultural, desenvolve suas habilidades cognitivas, a consciência corporal, o exercício da disciplina e do pensamento crítico (o que reflete claramente no desempenho escolar).

“A criança por sua própria natureza vive dramatizando, ela imita os pais, os avós, a professora, os amigos. Reproduzindo comportamentos e atitudes, em brincadeiras ou vivências de seu imaginário lúdico, ela vai promovendo o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, físicas, emocionais e sociais. As vantagens e benefícios do teatro na infância não param por aí, são inúmeras as descobertas e pesquisas feitas a respeito da sensibilização infantil e da importância do teatro na formação dos pequenos”, finaliza Letícia.

Como faz parte do projeto ”Teatro da Cidade”, a duração do curso para jovens e crianças também será de 11 meses e encerra com a montagem de um espetáculo contanto a história da cidade, além dos participantes receberem certificados.

O curso ainda tem vagas abertas para as seguintes turmas: infantil (sábado das 13 às 16h), pré-juvenil (quinta-feira das 14 às 17h), juvenil (quarta-feira das 14 às 17h) e melhor idade (quarta-feira das 09 às 12h).

A proposta de realização do projeto “Teatro da Cidade”, visa, além do estudo das artes cênicas e de seus papeis sociais, o conhecimento da história da cidade de Marília. O projeto foi formatado pelo arte-educador, Márcio Martins, em parceria com a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.  Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3402-6600, com Juliana.


0 comentários:

Postar um comentário