sexta-feira, 4 de julho de 2014

Férias no Museu

Museu de Paleontologia atrai turismo e é atração nestas férias

Visita da família Linsing de Curitiba ao Museu

Neste mes de julho, férias para a garotada e também para muitos pais, uma boa opção de passeio é o Museu de Paleontologia, espaço com exposição de fósseis de dinossauros e outros animais pré-históricos coletados em rochas da nossa região.

Uma das principais atrações do museu é a exposição "Um encontro com o Dino Titã de Marília" , que mostra, através de painéis, fotografias e alguns fósseis, os resultados obtidos recentemente com as escavações do esqueleto semi articulado de um titanossauro, que após ter seus ossos retirados do local e analisados preliminarmente, revelou-se um dos mais completos titanossauros já coletados no Brasil.

De acordo com o paleontólogo William Nava, diversas famílias acompanhadas por crianças tem visitado o museu, atraídas pela chance de ver de perto um osso de dinossauro, fotografá-lo e até mesmo tocar nesse material.

Já visitaram o museu nestes primeiros dias do mês, pessoas de Americana, Bauru, Ribeirão Preto, São Paulo, Apucarana, Maringa, além de Sobral (CE) e Rio das Contas (BA) dentre tantas cidades, movimentando o turismo da cidade.

"Estamos recebendo um público bastante diversificado , e muitos afirmam estar vindo à Marília sómente para apreciar os fósseis, pois é o desejo do filho, ou a curiosidade até da própria família, que não tem esse tipo de atrativo em sua cidade" afirmou o paleontólogo.


É o caso da família Linzing, de Curitiba no Paraná. Os filhos Arthur e Vithor queriam ver de perto um osso de dinossauro, os pais ficaram chateados, pois não há em Curitiba, apesar de ser capital e uma grande cidade, um local para apreciar fósseis de dinossauros. Resolveram então fazer uma busca na internet e encontraram o Museu de Paleontologia de Marília. Organizaram um roteiro, que além de incluir Marília, os levará até as cidades históricas de Minas Gerais. Fizeram as malas e na tarde da última terça feira chegaram à Marília em seu bonito trailer, adaptado para viagens longas.

Permaneceram um bom tempo no museu, fizeram dezenas de fotos, ficaram sabendo muitas informações sobre os dinossauros, como se formaram os fósseis, por que existem fósseis aqui na região e não há registros no Paraná, enfim, ficaram extremamente felizes em poder conhecer de verdade fósseis de dinossauros. Até então, só conheciam pelos filmes e livros. Após a visita ao museu, William Nava ainda mostrou-lhes uma das belezas naturais que rodeiam Marília: o vale do Barbosa (ou dos Dinossauros) na Via Expressa, com seus paredões de arenito vermelho. Observando o vale e as encostas ingremes, o pai dos meninos, Roberlei, que é engenheiro elétrico e trabalha na Copel, associou a paisagem à região de Vila Velha, perto de Ponta Grossa, que também apresenta formações geológicas muito interessantes, e é famoso ponto turístico, conhecido em todo o Brasil. E terminou dizendo que Marília tem um potencial turístico enorme, mas adormecido, e que deveria explorar melhor os dinossauros e essas lindas paisagens, com diferentes cenários formados ao longo de milhões de anos.

"Eu e a Flávia, nova atendente do museu, ficamos bastante sensibilizados com a visita deles, pois de fato estavam muito eufóricos em conhecer o acervo de fósseis do museu, e não paravam de fazer perguntas, foi muito enriquecedor para nós todos" finalizou Nava.

Levaram como souvenirs de Marília, o gibi Poesia no Museu de autoria de Mário Milani e Nava, um dino ímã de geladeira, pequenos fragmentos de fósseis e algumas matérias de jornais registrando descobertas de fósseis na região de Marília.

Durante as férias o museu atende no horário normal, de segunda à sexta, das 8 às 17:30, estando fechado apenas para o almoço, entre 12 e 13:30 hs.



0 comentários:

Postar um comentário