sábado, 6 de setembro de 2014

1º Intercâmbio Cultural

Grupo de Capoeira "Negro Fujão" realiza 1º Intercâmbio Cultural.


O grupo de capoeira "Negro Fujão" realizará nos dias 11, 12 e 13 de setembro o 10º Batizado e Troca de Graduação de seus alunos. O evento contará também com um Encontro Nacional de Capoeira, cursos, palestras, apresentação, roda aberta, batizado e exposição.

O Batizado é organizado pelo contra mestre Fabio Luiz Mattos Ribeiro (Dunga), coordenador do grupo Negro Fujão em Marilia, e supervisionado pelo mestre Marcelo Alves Galvão (Pererê), presidente e fundador do grupo Negro Fujão.

O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, terá a participação de mestres e professores de Marília e região e de Pernambuco, com cerca de 200 capoeiristas envolvidos, e contará com apresentações de Maculelê, Puxada de Rede e Samba de Roda e apresentações infantis e de graduados. 

Durante o Batizado, o Grupo Negro Fujão estará comemorando 13 anos de trabalho na cidade de Marilia. O grupo teve sua sede inaugurada em setembro de 2001, pelo contra mestre Dunga. Atualmente o grupo desenvolve alguns projetos sociais em Marília, como o “Capoeira no Esspaço”, todas as terças-feiras, das 19h30 às 20h30, “Arte e Cultura” que é desenvolvido na escola Olímpio Cruz, e outro no Poliesportivo do Jardim Santa Antonieta, um projeto desenvolvido na Casa do Pequeno Cidadão, Unidade 5, entre outros. 

Segundo Fábio Dunga, os projetos de capoeira são importantes ferramentas de inclusão social, pois além de incentivar a prática esportiva, ajuda a melhorar o desenvolvimento das crianças e adolescentes em todos os aspectos.

“Queremos incentivar a prática da capoeira para todas as idades, temos alunos de 04 a 70 anos. Acreditamos que a capoeira seja, além de uma prática esportiva, uma importante ferramenta de transformação social. Queremos agradecer a Secretaria da Cultura, que tem nos dado grande apoio e queremos também convidar a população para prestigiar nossos eventos”, disse Dunga.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 9 9882 0255. 

PROGRAMAÇÃO:

Dia 11 – quinta-feira
- 20h- Apresentação do Grupo Negro Fujão e Aulão Aberto na Feira Noturna Pôr Do Sol - Avenida das Indústrias; 

Dia 12 – sexta-feira
- 19h30 - Roda de Apresentação e Exposição Fotográfica e de Acervo de Instrumentos, na Galeria M. de Artes;

Dia 13 – sábado
- 9h30 - Curso de Capoeira com o Mestre Pererê na Escola Santa Antonieta/ Jd Santa Antonieta;
- 14h - Roda de apresentação (mestres, professores, alunos, graduados) na EE Benito Martinelli;
- 17h - Batizado e Troca de Graduação com todos os alunos de todos os projetos.

Um comentário: