sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Cine Cultura

SALA MUNICIPAL DE PROJEÇÃO
Av. Sampaio Vidal, 245 – Centro (Piso Superior da Biblioteca Municipal - entrada pela Av. Rio Branco).
Entrada gratuita em todas as sessões
 Programação de filmes - Dezembro/2014

COMUNICADO: NÃO HAVERÁ A SESSÃO “INTERQUINTA” NO MÊS DE DEZEMBRO.
 SESSÃO “TERÇA NOSTÁLGICA”
Todas as terças- 20h.

image

Dia 02 – Narciso Negro (Black Narcissus) Atormentados por incertezas e desejos proibidos, cinco freiras, guiadas pela irmã Clodagh (Deborah Kerr), lutam para estabelecer uma escola na desolação do Himalaia. Os elementos da arte cinematográfica estão perfeitamente fundidos pelos diretores Michael Powell e Emeric Pressburger (de Sapatinhos Vermelhos), num fascinante drama sobre o antigo conflito entre o espírito e a carne, em grandiosa locação e com magistral fotografia colorida de Jack Cardiff, Narciso Negro é até hoje saudado como um dos mais refinados e eróticos filmes já feitos. Um clássico do cinema.

Dir. Michael Powell, 100 min. Drama 1946 - Reino Unido

image

Dia 09 - “Lampião, Rei do Cangaço”. O filme gira em torno da figura de Virgolino Ferreira da Silva (1989-1938), conhecido como Lampião, popular personagem da história brasileira.Com a direção deste filme, Carlos Coimbra deu início ao seu ciclo sobre o banditismo do Nordeste brasileiro, fazendo anos depois "Cangaceiros de Lampião" (1966) e "Corisco, o Diabo Loiro" (1969). Coimbra foi também um dos principais montadores do cinema brasileiro, tendo trabalhado na equipe de "O Pagador de Promessas".

Dir. Carlos Coimbra, 110 min. Drama 1963 - Brasil

   
image

Dia 16 - “Garotas do Calendário” Num pequeno vilarejo de Yorkshire, um grupo de amigas é subitamente abalado pela notícia de que o marido de uma delas está com câncer. Após a morte de seu companheiro, Annie (JULIE WATERS) decide bolar uma maneira inusitada de arrecadar fundos para o hospital. Ela e sua melhor amiga Chris (HELEN MIRREN) organizam então um calendário que, ao invés de contar com modelos de renome, tem as senhoras do vilarejo como protagonistas GAROTAS DO CALENDÁRIO é um filme comovente e divertido, sobre a força de vontade e a união de grandes amigas.

Dir. Nigel Cole, 108 min. Comédia 2003 - Reino Unido / EUA

   

 SESSÃO “MELHOR IDADE AMA CLÁSSICOS”
Todas as quartas - 14h.

   
image
Dia 03 - “Era Uma Vez um Pai”. Horikawa é um professor, já viúvo, que costuma excursionar com seus alunos. Quando um deles se afoga acidentalmente, Horikawa se sente responsável e, entristecido, pede demissão. Enquanto tenta ganhar a vida em Tóquio, matricula seu filho em um colégio interno. Apesar de passarem a maior parte do tempo separados, pai e filho ocasionalmente vivem bons momentos em família, pescando e viajando pelo interior.

Dir. Yasujirô Ozu, 94 min. Drama 1942 - Japão

image

Dia 10 - “Chaplin”. Entrevista de Chaplin com um jornalista serve como ponto de partida para um flashback, no qual o legendário Charles Chaplin reconta sua vida. Baseado na autobiografia do artista e no livro 'A Vida de Charles Chaplin', escrito por David Robinson. CHAPLIN é um filme biográfico, que traz a história da vida de Charles Chaplin, um dos maiores gênios do cinema, interpretado por Robert Downey Jr. Indicado ao Oscar de Melhor Ator, Melhor Direção de Arte e Melhor Canção Original em 1993. O filme dá a oportunidade aos admiradores do grande artista, de refletir sobre a sua vida, desde a sua sofrida infância na Inglaterra, até o recebimento de um Oscar Especial. Oferece uma perspectiva dos trabalhos do Chaplin comediante e cineasta, marcados pelo seu talento extraordinário.

Dir. Richard Attenborough, 143 min. Drama 1992 - EUA / Japão / França / Itália

image
Dia 14 - “Evita”. Ganhador de Oscar de Melhor Canção e de 3 Globos de Ouro incluindo Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Canção, Evita combina os talentos de Madonna e Antonio Banderas, para uma visão da carismática e controvertida Eva Perón. Narrado por Che (Banderas), Evita (Madonna) abandona uma infância pobre para realizar seus sonhos em Buenos Aires na década de 40. Com uma carreira meteórica, Evita se casa com Juan Perón (Jonathan Pryce), passando de atriz de filmes inexpressivos para a alta sociedade, quando interpreta o maior papel de sua vida: a Primeira Dama da Argentina. Idolatrada pelas massas e desprezada pelos militares que temem o crescimento de seu poder político, Evita tem o destino de sua vida glamourosa drasticamente interrompido. Incrivelmente encenado e coreografado, Evita alcança novas alturas na arte do cinema, com uma perfeita combinação de música, imagens e o esplendor de Hollywood!

Dir. Alan Parker, 135 min. Musical 1996 - EUA


MOSTRA DE CINEMA “YASUJIRO OZU”
De 01 a 05 de Dezembro - 14h.
   
image

Dia 01 – Documentário “Conversando com Ozu” e logo em seguida:

“Era Uma Vez em Tóquio” (Tokyo Monogatari). Um casal de idosos vai de Onomichi para Tóquio visitar os filhos após uma ausência de 20 anos. Hospedam-se inicialmente com a família do filho mais velho, que não dispõe de tempo nem de condições financeiras para oferecer aos pais a atenção necessária. Sentido-se desprezados, eles se mudam para a casa da filha mais velha, que dirige um salão de beleza e vive atarefada. Apenas a viúva do filho mais novo, Shoji, Ihes oferecerá hospitalidade.

Dir. Yasujirô Ozu, 136 min. Drama 1953 – Japão

   
image
Dia 02 – “Também Fomos Felizes” (Bashuku). Na Tóquio pós-guerra, uma dona-de-casa vive com os pais, sua filha de 28 anos, um filho casado e sua mulher devotada com dois filhos. A sociedade mudou e ela trabalha, tem amigas com quem discute temas da atualidade e seu irmão acha que tudo isso é muito estranho para a época.

Dir. Yasujirô Ozu, 135 min. Drama 1951 - Japão


   
image
Dia 03 – “Era Uma Vez um Pai” (Chichi Ariki). Horikawa é um professor, já viúvo, que costuma excursionar com seus alunos. Quando um deles se afoga acidentalmente, Horikawa se sente responsável e, entristecido, pede demissão. Enquanto tenta ganhar a vida em Tóquio, matricula seu filho em um colégio interno. Apesar de passarem a maior parte do tempo separados, pai e filho ocasionalmente vivem bons momentos em família, pescando e viajando pelo interior.

Dir. Yasujirô Ozu, 94 min. Drama 1942 - Japão



   
image
Dia 04 – “Crepúsculo em Tóquio” (Tokyo Boshoku). Estória de duas irmãs que vivem com o pai na capital japonesa. A irmã mais velha tem um filho e abandona tudo para ir morar com a mãe, enquanto a irmã mais nova fica grávida e é largada pelo marido. Antes que sua família descubra, ela corre para fazer um aborto.

Dir. Yasujirô Ozu, 140 min. Drama 1957 - Japão

 image

Dia 04 – “Filho Único” (Hitori Musuko). Primeiro filme falado de Ozu. Uma mãe solteira, operária numa fábrica, sofre para poder criar o filho. Anos mais tarde, este já adulto, se muda para Tóquio para cursar medicina. Após ter se formado, sua mãe resolve ir visitá-lo, esperando encontrar um médico de sucesso, mas encontra um filho desempregado, casado e morando nos subúrbios.

Dir. Yasujirô Ozu, 87 min. Drama 1936 - Japão

   

Cine Cultura
Sessões abertas e gratuitas de cinema. Filmes clássicos e contemporâneos. Projeto da Secretaria Municipal da Cultura, com o objetivo de difundir e ampliar as opções de filmes para a população, com enfoque nos clássicos. Atende também escolas municipais e estaduais e grupos de estudos. Entrada gratuita em todas as sessões.
Sessões: 
“Terça Nostálgica” – Todas as Terças, às 20h. Filmes consagrados das coleções dos cinéfilos marilienses Prof. Ilmo Ricci e Marcelo Roberto Campos.
“Melhor Idade Ama Clássicos” – Todas as Quartas, às 14h, uma parceria entre o Cine Cultura e a Videolocadora 100% Vídeo.
“Interquinta” – Todas as quintas, às 20h. Uma parceria entre a Secretaria M. da Cultura e a Videolocadora Bimatos.
Deixe sua crítica ou faça sua sugestão de filme.

0 comentários:

Postar um comentário