quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Astronomia Show

Astronomia Show - Ciência e Arte em um só espaço.


“Uma viagem pelo cosmos através da ficção – da dança, poesia, música e da tecnologia. Descobrindo a origem do universo e do nosso sistema solar. Entendendo o meio ambiente e as consequências do aquecimento global“.

Sob a direção de João Frazão, ativista cultural, astrônomo amador, ator e teatrólogo, o evento revela o meio ambiente através de sua biodiversidade.

Com apoio da Prefeitura M. de Marília, por meio da Secretaria de Cultura, apoio da Oficina Cultural Tarsila do Amaral, o evento acontece dia 16 de dezembro, a partir das 19h30, no Auditório “Prof. Octávio Lignelli”. 

Entrada: 01 kg de alimento que será revertido para o Fundo Social de Solidariedade.

Segundo João Frazão, o idealizador “O objetivo é levar conhecimento da astronomia de uma forma diferente, agregando ciência e arte num só espaço, que de uma forma lúdica será apresentado numa ficção onde dois seres extraterrestres interagem com a humanidade para ensinar e incentivar o cuidado com o planeta e com o meio ambiente”. 

“Durante o dia temos a companhia, luz e calor de nosso “Astro Rei Sol”, que é naturalmente o responsável por toda vida na Terra, à noite a companhia da Lua, onde os amantes se declaram, os poetas se inspiram, e as águas refletem de volta para o espaço sua luz esplendorosa. Já uma noite sem lua, sua escuridão nos revela a beleza e a dança das estrelas nos convidando a assistir um show particular” continua.

As pessoas terão oportunidade, por exemplo, de conhecer a história do Big Bang, tão mostrada nos livros de história e ciência, assim como o sistema solar através da dança clássica e o aquecimento global que será representado através de uma peça teatral. As demais atrações são os cantores Yuri Campagnoli e Kátia Gally com um dueto com música contemporânea, o Espaço de Dança Gisele Bastos desenvolve toda a parte de dança, Lisbeth Andrade, da Unesp que fará a contação de história apresentando “A greve das estrelas”, haverá declamação de poesias com os poetas Neusa, Gerci e Marcelo, exibição de vídeo e muito mais.

O projeto mostra ainda uma exposição de telescópio, uma maquete solar em escala de 4,5 m, um simulador de fases lunares, um simulador de retração da luz onde as pessoas poderão ter acesso e manipular os equipamentos, tudo com as explicações de João Frazão e do Professor Leonel Nava, além de um mural de fotos de astros estelares da fotógrafa amadora Gisele Gally. Após o espetáculo haverá observação astronômica (dependendo das condições climáticas).

“Como sabemos os povos antigos já buscavam o conhecimento através das estrelas, tanto para a agricultura, quanto para a navegação. Este evento será um grande marco na evolução e divulgação da astronomia”. Disse a Secretária Tais Monteiro.

Este show não é uma simples apresentação artística e científica, mas um DIÁLOGO ABERTO com aqueles que amam a natureza e querem preservar a vida, como ela é, e a do Planeta. O Auditório fica no Centro Cultural, Av. Sampaio Vidal, 245, entrada pela Av. Rio Branco. 

Mais informações com João Frazão através do celular 9 9613 2498.

Programação:
19h30 - Abertura oficial
19h40 - Exibição do vídeo “Universo”
19h45 - Apresentação de dança “A Teoria do Big Bang” da Academia Gisele Bastos Espaço de Dança
19h50 - Música Contemporânea com Yuri Campagnoli
20h00 - Contação de Histórias “A Greve das Estrelas” com Lisbeth Andrade
20h10 - Apresentação de dança “O Sistema Solar” da Academia de Balé Gisele Bastos
20h30 - Apresentação de Street Dance com Sidney Alves & seus dançarinos
20h45 - Peça teatral “Aquecimento Global” com o Corpo de Balé da Academia Gisele Bastos
21h05 - “Despedida” - Solo de Balé com a dançarina Ana Clara, da Academia Gisele Bastos.



0 comentários:

Postar um comentário