sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Projeto Ademar Guerra

Projeto Ademar Guerra abre inscrições para orientações artísticas para grupos de teatro.


A Secretaria Municipal de Cultura de Marília, parceira de diversos projetos da Secretaria de Estado da Cultura, comunica, em especial aos Grupos de Teatro de Marília que o PROJETO ADEMAR GUERRA está com inscrições abertas para os grupos interessados em receber orientações artísticas e para os municípios interessados em receber espetáculos orientados pelo projeto.


O Projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos de teatro em atividade no interior, litoral e regiões metropolitanas do Estado de São Paulo. Esta ação se dá por meio da contratação de artistas-orientadores para atuarem junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e/ou montagem de espetáculos, possibilitando o intercâmbio de informação e experimentação de novas linguagens cênicas para diretores, produtores, atores, cenógrafos, iluminadores e figurinistas.

Atualmente o gerente de programa de qualificação em Artes é Aldo Valentim.

A orientação artística visa à valorização desses grupos, fomentando a formação de público e a vida cultural das comunidades que não dispõem de escolas ou cursos na área artística, fortalecendo assim a produção cultural destas cidades.

Quanto às ações do Projeto:
Orientação Técnica e Artística
Metodologias de Orientação Técnica e artística:

Intermediária: para Grupos Em Formação, já iniciados com mais de 1 ano de atuação. Os grupos serão acompanhados por estagiários em teatro, com a supervisão da curadoria e equipe do Projeto.

Avançada: destinada aos grupos experientes, com 3 anos ou mais de atuação.

Circulação: exclusiva para os grupos participantes das edições anteriores do projeto (2011, 2012 e 2013), cujos espetáculos foram considerados pela Curadoria com relevante desenvolvimento artístico. Consiste essencialmente na circulação do espetáculo em mostras, festivais etc.

Orientações Especiais: são realizadas no formato de workshops, envolvendo diversas áreas do fazer teatral, voltadas aos grupos com necessidades específicas detectadas no momento da seleção.

Intercâmbio e grupos multiplicadores: tem como objetivo ampliar as possibilidades de formato de orientação artística. O Projeto passa a ter também orientações ministradas por “Grupos profissionais” para outros grupos do Projeto, visando a transparência de competências, o intercâmbio de processos criativos e o fortalecimento da produção teatral dos jovens grupos do interior do estado. É uma modalidade de orientação destinada a grupos experientes e/ou em circulação.

Mais informações pelo  blog: http://oficinasculturais.org.br/projeto-ademar, ou envie um E-mail para: projetoademarguerra@oficinasculturais.org.br
Fone: (11) 4096 9866

0 comentários:

Postar um comentário