terça-feira, 12 de maio de 2015

Reinauguração do Museu Histórico e Pedagógico de Marília

Museu Histórico e Pedagógico de Marília inaugura novo espaço durante a 13º Semana Nacional de Museus.


A entrega do novo espaço será no dia 19 de maio, às 15 horas, na Avenida Rio Branco, 1383

Anualmente, Marília participa desta temporada cultural que é a Semana Nacional dos Museus, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, e a edição 2015 será realizada no Museu Municipal Histórico Pedagógico “Embaixador Hélio Antônio Scarabotollo” no dia 19 de maio às 14 horas, quando as novas instalações, na Avenida Rio Branco - 1.383, serão entregues aos munícipes.

Apesar de promovida pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura de Brasília, os grandes atores que lhe dão vida são os museus brasileiros onde mais de 1.300 instituições realizam milhares de atividades entre os dias 18 a 24 de maio que variam entre exposições, palestras, ações educativas, espetáculos, entre outras. 

A ação tem o objetivo de incentivar a visitação a seus espaços e a fortalecer a visibilidade do setor, assim a Semana de Museus é o maior evento em âmbito mundial e grande responsável pelo aumento no movimento nas instituições participantes.

A cada ano o ICOM - Conselho Internacional de Museus lança um tema diferente para a celebração do 18 de maio, que é também o mote norteador das atividades da Semana. O tema escolhido este ano foi “Museus para uma sociedade sustentável”, que vem enfatizar a importância de uma maior conscientização da ação do homem sobre nosso planeta e reforçar a necessidade de alinhar o nosso modelo econômico e social à perspectiva da continuidade e inovação.

O Museu Histórico e Pedagógico “Embaixador Hélio Antônio Scarabotollo”, que recentemente mudou de local, permaneceu fechado e apenas com atividades internas onde os servidores executaram o projeto museográfico e adequação da reserva técnica. A higienização do acervo foi feita por estagiários da Unesp. Como uma das atuais prioridades da Pasta, será entregue à população dentro desta 13º Semana de Museus. 

“Este é mais um investimento na cultura, área que tem recebido nossa atenção, mesmo diante de todas as dificuldades financeiras; um exemplo é a retomada das obras do Teatro Municipal, que significará importante passo para a cultura do município. O Museu Histórico tem papel fundamental na história da nossa cidade, oferecendo à população e principalmente aos estudantes, um pouco do que a cidade de Marília viveu nesses 86 anos”, disse o Prefeito Vinicius Camarinha.

“Desenvolveremos atividades nos dois períodos com o tema ‘Cidades sustentáveis’ onde será abordado um assunto muito atual e necessário: a água, este imenso recurso natural do qual as sociedades humanas necessitam para sobreviver e que enquanto em alguns países existe uma abundância em outros a escassez leva milhões de pessoas a sobreviverem em condições sub-humanas. Por esta razão escolhemos este tema”, disse a Secretária da Cultura Taís Monteiro. 

O evento é aberto ao público em geral. Pela manhã cerca de 40 alunos do 8º e 9º ano da EE “Professora Neuza Maria Marana Feijão”, que tem na proposta pedagógica o “Projeto água”, participarão da atividade acompanhados pelos professores e à tarde 40 pessoas da UAPEM - União dos Aposentados de Marília já confirmaram presença. Para a realização das atividades foi convidada a Associação Internacional Ecológica Integrada, que trabalha com Conscientização Ambiental.

Além da roda de conversa com a participação da palestrante e engenheira florestal Daniela Alves, haverá exibição de um filme e exposição de banners alusivos ao tema. O Coral Uapem Unimed fará uma apresentação durante o evento.

Guias virtuais da ação estarão disponíveis no site do Ibram (www.museus.gov.br) em versões nacional e estadual. 

Serviço: 
O Museu Histórico e Pedagógico atende de segunda a sexta, das 08h às 11h30 e das 13h às 17h30. Agendamentos de visitas podem ser feitas pelo telefone 99601-1717.

0 comentários:

Postar um comentário