quinta-feira, 11 de junho de 2015

Mapa Cultural Paulista

Secretaria Municipal da Cultura divulga os selecionados na Fase Municipal do Mapa Cultural Paulista

Mapa Cultural Paulista
Francis David e Tiago Pierucci
Grupo Perciclando
Grupo Pietra Linch
Grupo de Teatro Quasilá
A Secretaria Municipal da Cultura encerrou neste dia 9, terça-feira as seletivas que faltavam de música instrumental, teatro e dança no Auditório Municipal “Prof. Octávio Lignelli”. As modalidades de Artes Visuais e Literatura tiveram suas seletivas no dia 3 de junho, no Polo Cultural da Sala de Embarque da Rodoviária.

Na Pintura, Aloísio Dias da Silva, Cláudio Dutra e Juracy Neris dos Santos e na Fotografia, Erica Montilha, Klleber Alves do Amaral e Lane Rodrigues foram selecionados com o trabalho dos jurados Andre Martim de O. Franco, de Echaporã, Andrea Travassos Delicato, de Garça e Naelton Campos Chaves, artista de Marília.

Na expressão de teatro, apenas uma grupo se inscreveu, o Quasilá, e segundo o edital, não haveria a necessidade de apresentação, porém, para que os jurados pudessem elaborar o parecer técnico entendeu-se ser melhor que se apresentasse. Em relatório os jurados informaram que o grupo conseguiu em recortes de times e o desejo da expressão chegar até o público passando sua mensagem através de adereços, gestos, movimento e uma boa trilha sonora, com o espetáculo “Trágicos”. Os jurados Márcio Martins, Dériton Lopes e Lilian Lopes indicaram o grupo para a Fase Regional.

Na dança dois grupos se inscreveram, o primeiro, Studio C, formado há apenas um ano, apresentou com estilo livre a coreografia “Naruto” e Pietrah Lincah que veio com uma proposta de fusão, com um pouco de dança do ventre, estilo livre e folclore com a coreografia “África e Brasil: unidos pela história e pela cultura. Como o edital permite apenas um representante no município, os jurados Vitória Queiroz Campanari, Deriton Lopes e Clarissa Prado Jorge selecionaram Pietrah Lincah.

Francis David Vidal, violinista e professor de violino apresentou composição própria como solista instrumental e avaliado como boa técnica e coerência da obra, foi selecionado. Ainda, junto com Tiago Pierucci, apresentou um duo que emocionou a plateia e os jurados Clairton Basta, João Carlos Rossi e Otávio Caprioli selecionaram as duas peças. Outro inscrito que agradou muito e também foi selecionado, o Grupo Perciclando, vem com instrumentos recicláveis sob regência de Jorge Rafael do Nascimento e apresentou a música  Perciclando de autoria dos integrantes do grupo complementando com Asa Branca de Luiz Gonzaga.

            O prazo para que cada município realizasse os eventos de seletivas por meio de chamamento encerra dia 10 de junho, o prazo para as inscrições dos artistas para a Fase Regional é até 15 de junho por meio do site da Abaçaí Cultura e Arte. Já o prazo para apresentação dos relatórios é dia 30 de junho.

            A responsável este ano pelo Mapa Cultural em Marília, Denise Campos Justino, Assessora Técnica da Secretaria da Cultura já efetuou as inscrições de todos os selecionados pelo site da Abaçaí e posteriormente enviará os documentos necessários para que cada artista e grupo selecionado possam concorrer à Fase Regional, onde participarão de novas seletivas nas 13 regiões de mapeamento. Como qualquer município do Estado pode candidatar-se como cidade-sede, ou seja, que realizará seletivas da Fase Regional em cada Região de Mapeamento.

O Mapa Cultural é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte, que objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção artística no nosso Estado. Possui a Fase Municipal, depois os selecionados passam para a Regional e os selecionados nesta, para a Estadual que acontece em 2016.


Na Fase Estadual, serão selecionadas 20 propostas artísticas, sendo pelo menos uma de cada categoria, que receberão o valor de R$2.000,00 como Prêmio Estímulo e destaque no catálogo que será produzido. 

0 comentários:

Postar um comentário