quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Afrofest 2015

Lançado oficialmente o 2º Marília Afrofest no Marília Shopping.



Cerca de 200 pessoas entre convidados, autoridades, candidatos do Concurso Miss e Mister Beleza Negra 2014, artistas, imprensa, patrocinadores e organização, estiveram presentes nesta segunda-feira, dia 10 de agosto às 20 horas na Praça de Eventos do Marília Shopping, para o Lançamento do 2º MARILIA AFROFEST.

O evento tem a co-realização da Secretaria Municipal da Cultura e Equipe AFROFEST, idealizadora do mesmo, composta pelos jovens Ivan Luiz do Nascimento, o Ivan do Grupo Deu Branco, Jairo Junior de Campos Justino e Luiz Carlos Theodoro, o Luizinho Sbb, que também prestigiaram o lançamento. 

Com a apresentação de Will Rocha, abertura com o Grupo de Capoeira Marília Brasil, com Mestre Pereira e seus alunos, contou ainda com uma performance dos candidatos inscritos no Concurso do ano passado coordenada pelo coreógrafo Fernando Lima.

Houve ainda uma pequena apresentação de 20 dos 60 modelos inscritos, na idade de 2 a 14 anos que este ano farão parte do Desfile Top Kids e Teen Beleza Negra o que chamou muito a atenção dos presentes e dos orgulhosos papais porque os pequenos deram um show ao desfilarem. Uns fizeram parte em 2014 e a maioria desfilará pela primeira vez.

Segundo Denise Campos coordenadora do Desfile infantil juntamente com o coreógrafo Claudemir Correa, “Encaracoladas, de tranças, cachos ou com seus lisos, seja como for, queremos oportunizar para que as crianças com toda a negritude mostre sua beleza nas passarelas. Não se trata de Concurso, nosso objetivo é resgatar a auto-estima, evitando assim o desenvolvimento do preconceito consigo mesmas, ou seja, da inferiorização perante a sociedade. Todas são muito lindas”. Disse.

A Secretaria Municipal da Cultura conseguiu um importante patrocinador para o evento, trata-se do Banco Bradesco onde a verba destinada bancará grande parte do orçamento feito com as despesas como iluminação, som, pagamento dos coreógrafos, coroas das Misses, Brinquedos infláveis para as crianças, seguranças e outros. “Quero parabenizar a iniciativa da Secretaria da Cultura e Equipe Afrofest pelo lançamento deste importante evento, agradeço muito pelo convite e como representante do Banco Bradesco reafirmo que podem contar com o Bradesco para o que precisarem”. Disse o gerente da Agência Marília, José Márcio, representando o mariliense e Presidente Luiz Carlos Trabuco Capi, parceiro de outros grandes eventos da Secretaria da Cultura também.

O AFROFEST é um evento cultural, educativo, social e de beleza que tem por objetivo valorizar a diversidade étnica e sociocultural, ressaltar a importância da participação do negro na construção deste país. A equipe ainda realiza durante o ano outros eventos sociais como arrecadação de alimentos e agasalhos para entidades assistenciais e outros.

.A programação cultural deste ano já foi definida em reuniões da Equipe com representantes da Secretaria Municipal de Cultura. Será no dia 7 de novembro, das 11 às 23 horas, na ADPM-Associação Desportiva da Polícia Militar, Zona Sul: Grupo de Capoeira Marília Brasil, Grupos de Dança de Bauru, Expresso Verdade, apresentação do grupo vencedor da Batalha de Rimos em parceria com Quartas Intenções, Only Street Face, Jazzquesoulzambi, Grupo de Samba Boca do Povo com o Projeto Samba no Tempo do onça, por conta da aprovação do projeto pela Assessoria de Gêneros e Etnias e o Grupo “É assim que é” de Lins. Conta ainda com o Desfile Top Kids e Teen Beleza Negra, o Concurso Miss e Mister Beleza Negra das Escolas Estaduais de Marília, e o esperado Concurso Miss e Mister Beleza Negra 2015. 

Ainda fazendo parte do evento, dependendo do número de inscritos haverá uma eletiva no dia 4 de outubro, um Workshop com tema de africanidade dia 11 de outubro, ambos no Hotel Estoril, parceiro do evento, no dia 29 de outubro, Batalha de Ritmos durante o Quartas Intenções, no qual o vencedor se apresentará no Afrofest, isso sem contar as reuniões, os ensaios dos candidatos para os Concursos e outras ações sociais.

A Secretaria de Estado da Cultura que no ano passado cedeu a Exposição Fotográfica Itinerante “África em Nós”, da Assessoria de Gêneros e Etnias, este ano enviará uma outra importante Exposição.

Segundo a Secretária Tais Monteiro, “Agradeço ao Banco Bradesco pelo patrocínio, ao Marília Shopping por abrir as portas para este valoroso evento, parabenizo a Equipe Afrofest que há um ano nos procurou com esta iniciativa e abraçamos de imediato pois a exemplo do apoio que damos ao Japan Fest e Festa Italiana, precisamos valorizar também o negro por sabemos da sua importância para a construção do nosso país, e pela rica cultura”.

Comunicamos aos interessados em se inscrever para o Concurso Miss e Mister Beleza negra 2015 que o período para inscrições se inicia de 24 de agosto, na Secretaria M. da Cultura, na Rua Lupércio Garrido, 44, V. Barbosa, próximo à Cachaçaria Água Doce, onde além da ficha de inscrição terão acesso ao Regulamento. Mais informações no telefone 3402 6600. O prazo termina dai 25 de setembro.

Texto: Denise Campos Justino
Fotos: Helder Cristiano Soares






0 comentários:

Postar um comentário