segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Batizado de Capoeira

Inclusão e qualidade de vida.
Batizado de Capoeira marca encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência

Prefeito Vinicius e alunos da Apae que participam do projeto de capoeira.

Atividade aconteceu no Paço Municipal e contou com a participação do prefeito Vinicius Camarinha

A Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla terminou nesta sexta-feira (28) com uma atividade inédita e no mínimo marcante para os alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais): um batizado de capoeira. Há três anos e em parceria com a Prefeitura de Marília, os alunos da Apae participam de aulas de capoeira e o batizado marcou a graduação da turma.

De acordo com o mestre Edvaldo Pedreira (Grupo Marília-Brasil), coordenador do projeto, o batizado é uma roda de capoeira solene e festiva, onde alunos novos recebem sua primeira corda. O batizado parte ao comando do capoeirista mais graduado do grupo seja ele mestre, contramestre ou o professor da turma.

A solenidade aconteceu no Paço Municipal e foi acompanhada pelo prefeito Vinicius Camarinha, pelos secretários Hélio Benetti de Assistência Social, Fátima Gatti da Educação e Renata Devito de Governo Trabalho e Inclusão, além de diretores da Apae e capoeiristas da região.

“Desde o início do nosso governo fortalecemos o vínculo com entidades e escolas como a Apae, que é uma unidade especial, séria e que presta um trabalho único para esses alunos. Rendo minhas homenagens aos organizadores desse projeto, os alunos e seus familiares. É uma alegria poder compartilhar desse sentimento de realização dos alunos”, disse o prefeito Vinicius Camarinha.

“É um projeto importante da parceria Prefeitura/Apae de socialização, partilha, de incentivo ao canto e de atividades físicas. Uma experiência inédita, já que não existia em outras administrações. Por determinação do prefeito Vinicius, essas parcerias foram firmadas para um melhor atendimento à população, claro que obras físicas são importantes, porém a maior e melhor obra é aquela que você faz com o ser humano e para o ser humano”, destacou o secretário de Assistência Social, Hélio Benetti.

Para o professor de capoeira Fernando Cicconello, o resultado junto aos alunos é extremamente satisfatório. “Desde o início, reconhecemos progresso no desenvolvimento dos estudantes, melhora real na qualidade de vida, coordenação motora e até na fala, já que trabalhamos também com o canto, tão tradicional na capoeira. As aulas são realizadas às terças e quartas-feiras, das 8 horas às 9 horas e também no período da tarde, das 15h30 às 16h30”.

A diretora da Apae, Áurea Lúcia Bravo agradeceu a parceria com a Prefeitura para a realização do projeto. “As atividades de capoeira vêm de encontro com o tema principal da Semana da Pessoa com Deficiência, que é a autonomia. É um trabalho muito bem realizado, a dedicação do mestre Pereira, do professor Fernando, o amor e o carinho na aplicação das atividades junto aos deficientes são de emocionar, agradecemos muito toda essa atenção e a parceria com o poder público para as aulas de capoeira”, concluiu Áurea Bravo, que completou que aproximadamente 40 alunos participam do projeto.

Batizado de capoeira dos alunos da Apae aconteceu no Paço Municipal

Evento reuniu autoridades, alunos e familiares dos alunos da Apae

Assessoria de Imprensa
Fotos: Mauro Abreu

0 comentários:

Postar um comentário