quarta-feira, 7 de outubro de 2015

2º Marília Afrofest

Concurso Miss e Mister Beleza Negra das Escolas Estaduais será uma das atrações do 2º Marília Afrofest.


A iniciativa do Concurso é da Secretaria Municipal de Cultura e Equipe AFROFEST que são co-realizadores do MARILIA AFROFEST, em parceria com a Diretoria de Ensino e fará parte da programação das festividades do evento que acontece no dia 7 de novembro, das 11 às 23h na ADPM-Zona Sul. O Concurso está marcado para as 18 horas.

As Escolas inscritas são: EE “Profª Wanda Helena Toppan Nogueira”, EE “Dr.Waldemar Moniz da Rocha Barros”, EE “Profª Sylvia Ribeiro de Carvalho”, EE “Ver. Sebastião Mônaco”, EE “Profª Reiko Uemura Tsunokawa”, EE “Profª Oracina Correa M. Rodine”, EE “Maria Izabel Sampaio Vidal”, EE “Prof. Benito Martinelli”, EE “Prof. Baltazar de Godoy Moreira”, EE “Antonio Augusto Netto”, EE “Prof. Amílcare Mattei”, EE “Profª Amélia Lopes Anders“ e EE “Prof. Antonio de Baptista” quando pela primeira vez a Diretoria Regional de Ensino participa efetivamente com estas 12 Escolas Estaduais de um Concurso destinado aos alunos negros. 

Segundo o Regulamento, poderão participar do concurso jovens afrodescendentes ou negros(as), do 9º ano ao 3º colegial. Pela designação federal, consideram-se negros(as): mulatos(as), pardos(as), pretos(as), mestiços(as), morenos(as) claros(as) ou escuros(as) que se autoconsiderem afrodescendentes. A idade mínima é de 15 e máxima, por solicitação das Escolas é de 19 anos e os alunos devem ter frequência mínima exigida pela Escola.

“Como realizamos o Desfile Top Kids e Teen Beleza Negra que trabalha com a faixa etária de 2 a 14 e o Concurso Miss e Mister Beleza Negra, de 18 a 30, a faixa de 15 a 18 incompletos merece ser contemplada também e houve pedido de diversos alunos, razão pela qual instituímos este Concurso”. Disse Denise Campos Justino, Assessora Técnica e responsável por este projeto na Secretaria Municipal da Cultura.

Segundo a Secretária Tais Monteiro, “O objetivo é trabalhar a autoestima de alunos negros e negras, valorizando a diversidade étnica e sociocultural em nosso município, valorizar a cultura e a estética afro-brasileira, destacar a beleza negra, o orgulho e a valorização de ser negro, criar oportunidades sociais, valorizar a beleza e a desenvoltura dos candidatos, colaborar com o desenvolvimento social e cultural e promover a interação entre as Escolas Estaduais”.

A seleção que permitiu a eleição de um casal cabendo outro suplente representante da Beleza Negra deu-se através de concursos internos realizados pelas próprias Escolas como a EE Benito Martinelli que deu um grande exemplo de organização, ação afirmativa e estrutura elegendo seus representantes, por voto dos alunos, indicação de professores ou auto-indicação. A Diretoria de Ensino através de ofício único passará à Organização do 2º MARILIA AFROFEST, juntamente com uma Ficha de Inscrição os nomes dos alunos mais bem votados para concorrerem no Concurso.

Serão considerados pela Comissão Julgadora os seguintes quesitos: beleza facial, simpatia, harmonia corporal, desenvoltura e porte. E em reunião realizada na Diretoria de Ensino no dia 30, quarta-feira com a Coordenadora Pedagógica de Artes Silmara Truzzi, representando Ivanilde Elias Zamae, Dirigente Regional de Ensino, Denise Campos Justino pela Secretaria M. da Cultura e Coordenadores das Escolas envolvidas foi definido que haverá duas entradas, uma esporte e uma de traje social. 

O casal vencedor, que não, necessariamente será da mesma escola, até porque não desfilam juntos, receberá cada um o prêmio de R$500,00 em dinheiro amealhado entre os patrocinadores, faixas, patrocinadas pela VDR Bandeiras representando a Diretoria de Ensino, e ainda terão direito de participar como jurados do MISS E MISTER BELEZA NEGRA 2015, que acontece imediatamente após o Concurso das Escolas Estaduais.

Denise Campos Justino - 3402 6600

0 comentários:

Postar um comentário