terça-feira, 10 de novembro de 2015

Mostra da Cultura Japonesa

MOSTRA DA CULTURA JAPONESA NO INTERIOR PAULISTA E MOSTRA DE ARTES INTEGRADAS



Fundamentada em ações e atividades culturais em torno de apresentações de danças japonesas em cinco cidades do interior de São Paulo, tem como foco a contribuição cultural do povo nipônico para a cultura brasileira como um todo, mais especificamente para a cultura caipira como importante agente de formação de nossa identidade cultural.

Em Marília a mostra será de 10 a 14 de novembro, no Espaço Cultural, com vasta programação iniciando sempre às 18 horas. O endereço é Av Sampaio Vidal, s/n, em frente ao Correios e a entrada é franca.

O foco principal serão as danças típicas japonesas, mas em torno das mesmas será mostrado um resumo da relação cultural entre o povo nipônico e o povo caipira salientando as intersecções culturais entre eles. Haverá exposições permanentes de Ikebana, origami, orquídeas, mangá e sumie.

Paulo Haruo Hayacibara, Responsável Técnico Artístico do Projeto, descendente de japonês com vasta experiência na organização de festivais de cultura japonesa, selecionou os grupos e artistas mais representativos da cultura oriental para que o Festival represente os laços culturais entre os caipira e o japonês. E com apoio e indicação da Secretaria Municipal da Cultura, foram convidados alguns grupos de Marília como Grupo de Dança Infantil Afrofest “Divas Encaracoladas”, Grupo de Capoeira Negro Fujão, Pietra Lincah Escola de Dança, Exposição de Desenho mangá com a técnica óleo sobre tela, da artista plástica Ingrid Vitor, junto com a Oficina de mangá ministrada por Agnes Yuba.

Confira a programação completa: 
Dia 10, abertura às 18h com Homenagem aos representados na Exposição Negros no Interior Paulista, onde serão homenageados Ana Lopes, Abilio Pires da Silva e Carmesino de Souza, os quais emprestaram fotos antigas, fotos estas que serão expostas numa mostra que leva o mesmo nome, Homenagem ao Sr. Yoshimi Shintako pela Comunidade Nikkey de Marília, Odori e Capoeira Negro Fujão. Dia 11 será ministrada a palestra “Racismo em Livros Didáticos de História” ministrada pela Mestra Sueli de Cássia Tosta Fernandes, às 18 horas. Dia 12, Orquestra de Viola Caipira, Coral Canto em Qualquer canto, Joe Hirata, Pâmela Ashiara Yuri, dia 13, A voz de Barretos com o violeiro e cantador Guilherme Tenório, Pietra Lincah Escola de Dança e Taiko Hibiki Wadaiko do Nikkey de Marília e finalizando, dia 14, Oficina de mangá, Homenagem aos paraninfos da Mostra, Grupo de Dança Infantil Afrofest “Divas Encaracoladas”, Taiko Muguenkyo de Bauru, Cosplay, Requios Eisá Taiko, de Marília encerando com o cantor Laerte Marques.





0 comentários:

Postar um comentário