terça-feira, 17 de novembro de 2015

Somos Todos Arco Íris

Giros Cia de Dança apresenta "Somos Todos Arco Íris" neste sábado, dia 21 no Auditório Octávio Lignelli.


Como parte da programação do Mês da Consciência Negra, o espetáculo é uma ótima opção de entretenimento para todas as faixas etárias

Sob Direção e Concepção Coreográfica de João Moraes que criou as coreografias inspiradas em trilhas sonoras utilizando as músicas de Caetano como A Escravidão, Treze de maio e Zumbi, música “Inclassificáveis”, de Ney Matogrosso e Strange fruit regravada pela cantora negra Nina Simone que tem como pano de fundo história de sua vida. Nina, norte americana que inconformada com as atrocidades contra os negros, foi embora para o Canadá onde viveu até a morte e esta música tornou-se um verdadeiro hino de protesto contra o racismo. João lançou mão ainda de diversos textos como da grande obra da literatura brasileira, o poema “Navio Negreiro de Castro Alves, o livro “A escravidão” de Joaquim Nabuco e parte do texto de um poema de Ulisses Tavares “Somos todos arco-iris”, que deu nome ao espetáculo.

“Não quero enfatizar a ideia das pessoas apanhando no tronco, da escravidão em si, e de todo o sofrimento que o negro passou. Isso todos sabem. A ideia é trazer á reflexão o fato de em pleno século XI, o quanto o racismo é latente. Todos os dias ficamos sabendo de tristes e inaceitáveis atos praticados no esporte, ataques pessoais à artistas, apresentadoras de TV, pessoas de nível e classe social e fico imaginando o povo anônimo que não tem voz, os que estão à margem”. 

Procurado no ano passado por Rita Magnani que na ocasião estava em vias de assumir a Coordenadoria de |Políticas para a Igualdade Racial, lhe foi proposto que elaborasse um espetáculo para fazer parte da programação do Dia da Consciência Negra. Tendo aceitado de pronto, João convidou atores do SESI com os quais já havia trabalhado em montagens anteriores e em março começou a desenvolver as coreografias concretizadas em agosto. Foram convidados para apresentar no encerramento do Festival de Dança de Echaporã, em setembro. 

A trajetória de João Moraes na dança e teatro em Marília, começou em 1980 com o incentivo do diretor de teatro e professor Paschoal de Carvalho Mideia, que o apresentou para o Quebra-Nozes onde ficou por 20 anos. Foi aluno também de Ramis Pedro.

Em 1996 criou a Cia Girus de Dança, tendo participado de diversos Festivais representando Marília. Foi selecionado na Fase Municipal e Regional do Mapa Cultural Paulista, conquistou prêmios de revelação como bailarino e coreógrafo na Bienal de Dança de Uberlãndia, Joinville, São José dos Campos, Barra Bonita, Catanduva, Jaboticabal, entre outros. 

Em 2004 João fez uma pausa com a Cia passando a ser assistente de direção do NAC-Núcleo de Artes Cênicas do SESI-Marília, onde fazia também a preparação corporal dos atores. Em 2010 juntamente com Daniela Martins e Michel Mancini criou o Grupo Tuia das traia, conquistando 5 prêmios do Festival de Artes do município de Tupã, se apresentou em vários locais como a Livraria Milani, Mansão Ismael, asilos, projetos Locais do SESI, e outros, representando Marília até a Fase Regional do MPC, em Paraguaçu.

Com o espetáculo “Somos todos arco-iris” João retoma o trabalho focando mais na dança com a Cia Giros, onde o elenco deste espetáculo é composto apenas de dançarinos homens, Bruno Gordon, Gabriel Rubim e Luccas Montecarlo. 

A realização do espetáculo "Somos todos Arco-Iris" é da Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Juventude e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Políticas para Igualdade Racial e parceria da Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA. Será exibido no sábado dia 21/11, ás 19h30, no Auditório Prof. Octávio Lignelli”, piso superior da Biblioteca Municipal, entrada pela Av Rio Branco. O grupo solicita um kg de alimento não perecível que será revertido ao Fundo Social de Solidariedade.








0 comentários:

Postar um comentário