quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Museu Histórico: Planejamento para 2016

Museu Histórico e Pedagógico realiza o Planejamento de Ações e Parcerias para 2016.


Após ter funcionado em parceria através de convênio com a UNESP na Rua Yara Clube por longos anos, as novas instalações do Museu Histórico e Pedagógico “Embaixador Hélio Antônio Scarabotollo” foram entregues à população em 19 de janeiro de 2015 na Avenida Rio Branco, 1.383. A inauguração foi feita junto à 13º Semana Nacional dos Museus, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus.

Gerido pela Pasta da Cultura sob responsabilidade da Secretária Municipal Tais Vanessa Monteiro, Coordenação da Assistente Técnica Denise Campos Justino e Chefia de Ricardo Verceloni Martins a instituição museal já tem elaborado o planejamento para 2.016.

“Após o cancelamento das celebrações de Convênio de Visita pela FDE - Fundação para o Desenvolvimento da Educação que tinha por objetivo ampliar e diversificar as experiências de ensino e aprendizagem da escola pública por intermédio de uma interação significativa de educadores e alunos com bens e produções culturais, as instituições museológicas de todo o Estado tiveram uma sensível baixa no número de visitantes e queremos aumentar nosso número de visitas”. Disse Tais Monteiro.

Segundo a Coordenadora Denise Campos Justino “Além das atividades elaboradas com a finalidade de dar continuidade nesta demanda das Escolas Estaduais, o Museu visa atender as propostas pedagógicas das Escolas estaduais e particulares. Estamos atentos ainda aos prazos de inscrições de nossas atividades e ações nos programas da Secretaria de Estado da Cultura/SISEM – Sistema Estadual de Museus, Ministério da Cultura/IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus e ainda nos editais de projetos museais”. Concluiu.

Em Janeiro haverá a Exposição do Acervo Permanente do Museu: Galeria dos Pioneiros, acervo indígena, acervo do patrono Hélio Scarabotollo, banners didáticos alusivos à Educação, Transporte, Saúde, Profissões, Indústria e Comércio, Chegada do primeiro Trem, Imagem e Som, etc. Envio de Ofícios e Internos para Secretarias, Diretoria Regional de Ensino a fim de convidar Escolas, Grupos de Terceira Idade, Imprensa, Professores e demais interessados para conhecer o Museu.

Nos meses de Fevereiro a Março, Junho a Agosto mantém a Exposição do Acervo do Museu, embora a programação esteja sujeita a modificações podendo haver inclusões de atividades nestes meses.
Dia 1 de Abril, sexta-feira, haverá a Abertura da Exposição “Museus e paisagens culturais de Marília”, em homenagem ao dia do aniversário do Município que ficará aberto para visitação até 20/05/16. Dia 19 de abril, terça-feira, haverá a Abertura da Exposição do Dia do Índio com Apresentação do Grupo de Dança da Igreja Evangélica das Nações, Apresentação do Coral da Casa do Pequeno Cidadão com as músicas “Todo dia era dia de Índio” e “Índio do Senhor”.

“Fizemos uma solicitação junto ao SISEM para nos enviarem uma belíssima Exposição de Acervo Indígena, também estamos em contato com o índio Ricardo Pereira Castelão da tribo de Havaí, índia Jupira Manoel Sobrinho da Funai de Bauru e as irmãs kaingangs Mariza Jorge e Dirce Jorge de Tupã para uma roda de conversa com as crianças e adolescentes”. Disse o Chefe do Museu Ricardo Verceloni Martins.

Dia 16 de maio, segunda-feira será a Abertura da 14ª Semana Nacional de Museus onde permanece a Exposição “Museus e paisagens culturais”, apresentações culturais e exibição de filme da história de Marília. Já no dia 19 será comemorado o primeiro ano do novo espaço.

Em setembro ainda com data e tema a definir o Museu participará da 10ª Primavera dos Museus (IBRAM). Em outubro, de 10 a 14, haverá Homenagem ao Dia da Criança com a programação a ser definida.

E finalizando o ano, em novembro a fim de incrementar o 3º MARILIA AFROFEST, projeto anual co-realizado pela Secretaria M. da Cultura e Equipe Afrofest o Museu busca parceria com o SISEM e Museu Afro de São Paulo, para trazer uma sensacional Exposição, que permanecerá até dezembro. Ainda foram solicitadas para o SISEM Oficinas de Conservação Preventiva de Coleções de Fotografias: Catalogação e Acondicionamento, Organização de Reserva Técnica e Expografia geral, que estão sob aprovação.

As visitações do Museu voltam para o horário habitual, de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 14 às 17h.

0 comentários:

Postar um comentário