terça-feira, 29 de março de 2016

Exposição Fotográfica "Museus e Paisagens Culturais de Marília"

Museu Histórico abre a exposição "Museus e Paisagens Culturais de Marília".


Fazendo parte da programação do Aniversário do município, o Museu Histórico e Pedagógico, gerido pela Secretaria Municipal de Cultura abre neste dia 01 de abril sexta-feira às 9h, a Exposição “MUSEUS E PAISAGENS CULTURAIS DE MARÍLIA”. Acontece com apoio da Comissão de Registros Históricos e para participação foi convidado o CRAS Teotônio Vilela com suas crianças. 

Retratando diversas e interessantes paisagens como vales, itambés, caminhos de fazendas, bosque, Serra de Avencas, animais e insetos traduzidos em fotos dos seguintes fotógrafos: Eduardo Ringo, Ivan Evangelista, João Batista Almeida Gonçalves, Juliana Fernandes Breda, Luana Santos, Marilena Bassan neto, Paula Silva de Moraes melo, Valter Eugênio Saia, Wilson Ruiz e Wilza Matos Teixeira. 

O MUSEU: Nos dois primeiros meses do ano houve trabalho na Elaboração do Planejamento de Atividades internas bem como parcerias com as instituições: Secretaria de Estado da Cultura/SISEM – Sistema Estadual de Museus, Ministério da Cultura/IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus e Exposição do Acervo do Museu, esta exposição temática é a primeira das atividades e ações planejadas para este ano.

“Após intenso trabalho de divulgação através de visitas em escolas e envio de Ofícios e Internos para Secretarias, Diretoria Regional de Ensino a fim de convidar Escolas, Grupos de Terceira Idade, Imprensa e Professores começam os resultados positivos de visitação no Museu”. Disse a Secretária Tais Monteiro.

Segundo Denise Campos Justino, Assessora Técnica e Coordenadora responsável pelo Museu “Começamos receber visitas das EMEFs Olímpio Cruz, Edméia Rojo, Célio Corradi, Antônio Ribeiro, Mirtes Pupo, Mário Covas, Roberto Cimino, Geraldo Cesar, Paulo Freire, as EE Edson Vianey e Prof. Antonio Augusto Neto, os Colégios La Place, Colégio Bezerra de Menezes, Sagrado Coração, CRAS Teotônio Vilela, EJA-Escola de Jovens e Adultos e outros e o número de visitas espontâneas também aumentou bastante”. Conta.

Dia 19 acontece a comemoração do Dia do Índio com apresentação do Grupo de Dança e Coral da Casa do Pequeno Cidadão, presença de indígenas de Avaí e Arco-Iris, em Maio, no dia 16 a Abertura da 14ª Semana Nacional de Museus, em setembro a 10ª Primavera dos Museus (IBRAM), em Outubro, de 10 a 14 ações em Homenagem ao Dia da Criança, e em novembro e dezembro, a fim de incrementar as atividades já propostas para o Dia da Consciência Negra, diversas atividades em parceria com o 3º MARILIA AFROFEST, projeto anual co-realizado pela Secretaria M. da Cultura e Equipe Afrofest.

“Ainda existe possibilidade de realização das Oficinas do SISEM de: Conservação Preventiva de Coleções de Fotografias: Catalogação e Acondicionamento, Organização de Reserva Técnica e Expografia geral de nosso acervo”, diz Ricardo Verceloni Martins, Chefe do Museu.

Esta Exposição permanece aberta para visitação até o dia 20 de maio, de segunda a sexta-feira no horário das 8h30 às 11h30 e das 13 às 17h. O Museu fica na Av Rio Branco, 1383 e o telefone para agendamentos é 3413 9930.



0 comentários:

Postar um comentário