sábado, 2 de abril de 2016

Encontro Crespas e Cacheadas

Encontro “Crespas e Cacheadas” acontece neste domingo.


Acontece neste domingo (03), das 10 às 13 horas, na Praça Higashi Hiroshima (Ao lado da Emdurb, na Av Esmeraldas, s/n), o Encontro “Crespas e Cacheadas”. O evento tem apoio da Equipe Marília Afrofest e Secretaria Municipal da Cultura e iniciativa e realização das estudantes Edmara Silva dos Santos, aluna da EE Sylvia Ribeiro de Carvalho, Rayane Roberta Silva Venerando, aluna da EE Antônio Augusto Neto e Ane Caroline Coutinho Pereira, aluna da EE Maria Cecilia Ferraz de Freitas, escolas da região mais populosa de Marília, a zona sul.

Esse será mais um movimento em prol da valorização da beleza negra, um importantíssimo passo para quebrar com as regras da beleza padrão. Trata-se de um evento de beleza e de cultura que tem como objetivo trabalhar a auto-estima de meninas e mulheres negras ou não, que tenham cabelos étnicos ou com a característica de cachos ou crespos, levando-as a auto-aceitação e aprendizado com os cuidados com os cabelos. 

Segundo Edmara “A ideia surgiu a partir de uma conversa sobre os cabelos e conhecendo encontros deste tipo que acontecem na capital, começamos uma pesquisa e decidimos nos reunir. Montamos um grupo em redes sociais onde mais de 130 contatos foram aceitos e dali iniciamos diálogos e amadurecemos ainda mais a ideia”. 

A programação será com depoimento de meninas que passaram pela transição de cabelos quimicamente tratados para o natural, ou seja, crespos ou cacheados, oficina de turbantes, tranças e dreads com apoio do Afromania, bate-papo para esclarecimento de dúvidas, dicas de hidratação capilar e sorteios. 

‘’Este pré-encontro visa fortalecer o 1º encontro que será realizado no dia 21 deste mês e esperamos adesão das crespas e que elas tenham coragem de assumir suas madeixas e a auto-aceitação desde crianças”, disse Rayane Venerando dona de um belíssimo e volumoso cabelo crespo. 

Para Ane Caroline: “Existe um pré-conceito desde pequenas as meninas negras ouvem das próprias mães frases que em nada contribuem para a aceitação como “prende este cabelo” ou “tá parecendo um fuá”, ou algumas pessoas comentam ou debocham incentivando-nos a usar chapinha ou alisar para diminuir o volume. Queremos que seja opção de cada um fazer o que quer, pois ruim não é nosso cabelo, mas o preconceito, afinal, em terra de chapinha, quem tem cachos é rainha”. 

As estudantes convidam toda a população a comparecer neste Pré Encontro que tem entrada franca e com certeza esclarecerá muitas dúvidas e incentivará o uso e cuidados com os cabelos afro. As crespas participarão do Desfile de 4 de Abril juntamente com o Marília Afrofest. Mais informações: Contato 99804-5645 ou 99682- 1841.

O evento conta ainda com apoio da Pimenta Rosa, Samba Black Brasil, a grife do samba, Instituto Embeleze e Zika Açaí.

0 comentários:

Postar um comentário