segunda-feira, 9 de maio de 2016

Exposição Fotográfica

Abertura da Exposição Fotográfica "Museus e Paisagens Culturais"





De 16 a 22 de maio de 2016, acontece a 14ª Semana Nacional de Museus, período em que museus e outras instituições culturais de todo o país, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram/ Ministério da Cultura, promovem atividades especiais em torno do tema Museus e paisagens culturais sugerido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus), para as comemorações do Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio, e a 29ª Conferência Geral do Icom, a ser realizada em Milão no próximo ano. É também uma das ações responsáveis pelo aumento de visitação nos museus.

Em sua 14ª edição, há mais de 1.200 instituições culturais realizando de 3.700 atividades, como exposições, oficinas, palestras, shows, mostras de filme, entre outras. A programação completa está disponível no site do Ibram (www.museus.gov.br). 

“Essa será uma excelente oportunidade para os cidadãos e, em especial, para o público escolar de visitarem os museus de sua cidade e desenvolverem reflexões sobre o tema proposto”. Disse Tais Monteiro, Secretária de Cultura de Marilia.

Há anos o Museu Histórico e Pedagógico de Marília “Embaixador Hélio Antônio Scarabotollo” que faz parte desta proposta que traz uma novidade: a substituição do material de divulgação antes impresso por peças virtuais. O Museu abriu neste dia 16 de maio, segunda, às 14 horas com apresentação do Espaço de Dança Gisele Bastos e presença de alunos da Seven RH a EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA "MUSEUS E PAISAGENS CULTURA.

Cada região do Brasil é constituída por paisagens específicas, muitas vezes identificáveis por meio da relação estabelecida entre os diferentes grupos sociais e o território. Isso ocorre, por exemplo, com as comunidades ribeirinhas e os contextos navais tradicionais; ou com os sertanejos, que tiram seu sustento da Caatinga; ou pelos modos de vida tradicionais dos povos do Cerrado, formados por etnias indígenas, quilombolas, agricultores familiares, e assim por diante. São populações muito conectadas às dinâmicas das paisagens e da natureza, e que, não raro, possuem fortes laços de pertencimento com as localidades, transmitindo as tradições culturais geração após geração.

Sob essa perspectiva, em parceria com a Comissão de Registros Históricos da Câmara M. de Marilia que gentilmente emprestou as fotos montamos a mostra que retrata diversas e interessantes paisagens como vales, itambés, caminhos de fazendas, bosque, Serra de Avencas, animais e insetos traduzidos em fotos dos seguintes fotógrafos: Eduardo Ringo, Ivan Evangelista, João Batista Almeida Gonçalves, Juliana Fernandes Breda, Luana Santos, Marilena Bassan neto, Paula Silva de Moraes melo, Valter Eugênio Saia, Wilson Ruiz e Wilza Matos Teixeira. Vale a pena apreciar! Disse Denise Campos, Coordenadora do Museu.

Diversas EMEFs, como Paulo Freire, a escola Anna Ruiz S. Furlani, do município de Pederneiras, EJA da Fumares, EE Edson Vianey, Colégio Cristo Rei e outras agendaram visitação para esta mostra que estará em cartaz até o dia 20 de maio.

Interessados devem entrar em contato no Museu através do telefone 3413 9930.

0 comentários:

Postar um comentário