segunda-feira, 16 de maio de 2016

Virada Cultural 2016

Orquestra Mariliense de Viola Caipira e Coral Canto em Qualquer Canto se apresentam na Virada Cultural Paulista.

As apresentações serão no palco interno (Espaço Cultural e de Lazer "Ezequiel Bambini", no domingo, dia 22/05, às 15h.

Orquestra Mariliense de Viola Caipira


O grupo surgiu entre os meses de agosto e dezembro de 2012 como resultado da Oficina de Viola “Primeiros Toques”, e como o nome já diz, a oficina foi dirigida a iniciantes do aprendizado de viola caipira. Realizada pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, a oficina teve a batuta do maestro e músico violeiro Carlos Vergalim, as aulas foram gratuitas e abertas.



Após a Oficina, em 2013, alguns dos participantes resolveram se juntar novamente para dar continuidade ao aprendizado da viola, bem como fazer pequenas cantorias, e daí surgiu a Orquestra Mariliense de Viola Caipira. Para surpresa, outras pessoas que não haviam participado da Oficina vieram fazer parte do Grupo. Hoje tem um percussionista, que dá suporte rítmico ao grupo, e outros novos que vieram tocar viola. Após meados de 2014, a Profa Margarida Colombo começa a coordenar o grupo, incentivando e motivando a tocar viola, que entende que a viola caipira é na sua forma, um dos instrumentos genuinamente brasileiro, feito na medida para representar a cultura raiz e de tradição do sertanejo. Atualmente vem fazendo parceria, em algumas músicas, com o Coral Canto em Qualquer Canto, o que tem causado grande apreço por quem os assiste. Contando, inclusive com ensino de técnica vocal aos participantes da Orquestra, oferecida por Alexandre Mascaro. A Orquestra tem feito apresentação na cidade de Marília, e em alguns Municípios vizinhos.

Coral Canto em Qualquer Canto


Iniciando suas atividades em setembro de 1997 sob a regência de Alexandre Souto Mascaro, o Coral Canto em Qualquer Canto sempre teve preferência por interpretação de músicas populares brasileiras, executadas a capella e a quatro vozes. Também encontram-se em seu repertório músicas natalinas, sacras, indígenas e de outros países. O grupo tornou-se uma associação sem fins lucrativos em dezembro de 1998 e participou ativamente na organização de todas as 14 edições do Encontro de Canto Coral de Marília, sendo que, em quatro destas, a associação foi premiada pela Secretaria de Estado da Cultura através do ProAc – Programa de Ação Cultural, onde conseguiu recursos financeiros para realizar o evento. 

O Coral Canto em Qualquer Canto já fez inúmeras apresentações em diversos locais e eventos da cidade de Marilia, região e também em Cunha, Santos e no Memorial da América Latina, em São Paulo. 

Desde sua fundação, o grupo realiza seus ensaios na Paróquia N.S.Fátima, que cede gentilmente suas dependências. 

Atualmente o grupo conta com 18 integrantes que, de forma voluntária e com dedicação, continuam levando a boa música ao público de Marília e região.

0 comentários:

Postar um comentário