quarta-feira, 20 de julho de 2016

Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha




O evento surge da iniciativa do coletivo Negras Ginga, voltado para as questões e discussões étnico-raciais e que prioriza e se aprofunda nas problemáticas que tange à mulher negra: racismo, machismo e sexismo. 


O evento que tem o apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, será realizado no dia 25 de Julho de 2016 (segunda-feira), no Auditório Municipal "Prof. Octávio Lignelli", das 19h30 às 22h. A entrada é 01 kg. de alimento não perecível, revertido a entidade assistencial.

A data a ser comemorada é o dia 25 de julho que surgiu da junção de várias mulheres negras no ano de 1992, em Santo Domingo, na Republica Dominicana, eis que acontece um marco: 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, onde “essas mulheres internacionalizaram o debate que faz surgir o movimento das mulheres afro-latinas e caribenhas, contribuindo desta maneira para a criação da maior antena preta feminista”. 

Essa união permitiu a aproximação de profissionais de comunicação, cultura, acadêmicos e áreas afins que hegemonizaram a luta negra na diáspora de forma continental. Data que nos dias de hoje, temos orgulho em comemorar. O 25 de Julho inaugura o feminismo negro via aglutinação da resistência não é uma data qualquer para nós mulheres negras, em 2 de junho de 2014 a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei nº 12.987/2014, que “é instituído o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, a ser comemorado, anualmente, em 25 de julho”. E isto significa o rompimento com um feminismo que nunca nos contemplou. Resgata a luta das mulheres negras da diáspora, iniciada ainda na década 70, através das feministas negras em pontos diferentes da diáspora.

Programação (sujeita à alterações): 
- Apresentação da data 
- Ballet Small Black Dancers Cantoras Negras - Alice Lourenço, Ouro D'mina (bauru) e Lilian Cunha 
- Projeto Raízes 
- Palestras 
- Encerramento com o grupo TMJ
- Haverá também uma exposição da artista plástica Maria Neusa.

Realização: Coletivo Negras Ginga.
Apoio: Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura
Entrada: 1 kg. de alimento não perecível, revertido para entidades assistenciais)

0 comentários:

Postar um comentário