quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Cientista visita Marília

Cientista Dr. Ivan vem a Marília difundir a ciência e seu trabalho na NASA. 



Dr. Ivan Gláucio Paulino Lima é cientista da Associação Universitária de Pesquisas Espaciais (USRA), parceira do Centro Ames de Pesquisas da NASA. A agenda do cientista em Marília começa no dia 25 de setembro, quando dará palestra no Espaço Cultural “Ezequiel Bambini”, seguida de observações astronômicas.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 25/09 - Domingo:
- Das 19h às 20h30 no Espaço Cultural “Ezequiel Bambini”, será apresentada uma breve história da astronomia, bem como as últimas atualizações nesta área da ciência, seguida por uma introdução aos telescópios e instruções de como utilizá-los;

- Das 20h30 às 23h, Logo após a palestra, o grupo de astrônomos e o público presente se deslocarão para as adjacências do Espaço Cultural (em frente ao Laboratório Biolabor), onde serão montados telescópios para uma sessão de observações do céu para o publico em geral. O evento será realizado com o apoio do Grupo Regional de Astronomia de Marília e do Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina. Membros destes dois grupos trarão seus equipamentos (binóculos, lunetas, telescópios, planisférios, etc.) e disponibilizarão ao público que receberá instruções de como utilizá-los. Qualquer interessado em astronomia que tiver equipamentos em casa poderá trazer e aprender como manuseá-los, mas o evento, tanto a palestra quanto a observação, será aberto a qualquer pessoa que tiver interesse em aprender alguma coisa sobre astronomia. Este evento de domingo tem o apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

Dia 26/09 - Segunda-feira:
8h30 às 12h – Reunião com Professores, Coordenadores e Diretores de Escolas na Diretoria Regional de Ensino, com o Prof. Maciel Marques Redígolo, onde fará uma breve apresentação das atividades do Dr. Ivan na NASA e o mesmo fará a divulgação do concurso anual da NASA sobre estações espaciais, aberto a todos os alunos até 18 anos da rede pública e particular de todo o mundo. O objetivo é discutir os tipos de atividades que podem ser desenvolvidas, esclarecer as dúvidas dos professores e estimular a participação das escolas.

13h às 14h30 – Visita à Escola “Prof. Amílcare Mattei”. O objetivo dessa visita é conversar com os alunos, compartilhar curiosidades da experiência do Dr. Ivan na NASA e no Vale do Silício e estimular o engajamento dos alunos nas áreas de ciência e tecnologia. Também irá apresentar o concurso da NASA e discutir atividades.

15h às 16h30 – Visita ao Colégio Sagrado Coração de Jesus. O objetivo desta visita é o mesmo da visita ao Amílcare.

18h - Audiência e pronunciamento na Câmara dos Vereadores.

Dia 27/09 - Terça-feira:
8h30 às 9h30 – Reunião com Professores, Coordenadores e Diretores de Escolas na Secretaria Municipal da Educação. O objetivo da visita é o mesmo da visita à Diretoria de Ensino. 

11h às 13h – Visita à Escola Shunji Nishimura em Pompéia. O objetivo dessa visita é o mesmo da visita ao Amílcare.

20h às 21h – Palestra na Unimar “Nosso lugar no tempo e no espaço”. Esta palestra está sendo promovida e patrocinada pela Unimar. O objetivo é que a palestra reúna entre 500 a 600 pessoas que doarão alimentos e/ou fraldas aos pacientes do Projeto Amor de Criança, liderado pelo Dr. Francisco de Agostinho Junior e apoiado pela Unimar, Unesp, entre outras.

No dia seguinte, o Dr. Ivan segue para Londrina, onde fará a palestra de abertura do 6º Congresso Paranaense de Biomedicina (http://www.uel.br/eventos/cpcb/

Um comentário: