quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Exposição "O Encanto das Cores"

Cejusc abre oficialmente a Exposição "O Encanto das Cores" do Pintor Aloísio Dias da Silva no dia 28 de Setembro.


O CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), localizado na Unimar, com o apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura abre no dia 28 de Setembro, às 14 horas a Exposição “O Encanto das Cores”, com 30 obras do artista vencedor do Mapa Cultural Paulista 2016 Aloísio Dias da Silva.

O Encanto das Cores
Segundo o crítico de arte Oscar D’Ambrosio, a principal característica das obras do pintor Aloisio é a cor. É na exploração das relações entre elas que obtêm os melhores resultados de sua obra. Isso independe do tema escolhido, seja bíblico, social ou ligado ao universo rural, como colheitas.

No momento em que concentra a atenção nos diálogos entre as cores, atinge efeitos de grande expressividade, ainda mais quando se liberta das figuras humanas e intensifica a sua aptidão, por exemplo, nas próprias riquezas visuais de um campo quase vazio. Nesses instantes, o pintor vem à tona com toda força.

A crônica do cotidiano que realiza muitas vezes, com mensagens e imagens sobre temas variados, como males da sociedade ou críticas à falta de cuidado do ser humano com a natureza, merece também um olhar diferenciado, pois existe muito de criatividade na forma de focar o assunto.

O repertório do artista está em constante ebulição, pronto a apresentar novas possibilidades de estabelecer configurações plásticas. O maior desafio se apresenta (em concentrar a atenção) nas potencialidades da cor para gerar encantamento ainda maior em cada um que observa atentamente os seus trabalhos.

O Artista
Aloísio Dias da Silva é pintor e escultor desde 1971, e também proprietário há 12 anos da Escola de Arte Nova Era. Em agosto deste ano foi premiado na fase estadual do Mapa Cultural Paulista – edição 2015/2016, conseguindo o primeiro lugar na linguagem pintura. O pintor há havia conseguido chegar à final do mesmo concurso, em 2007. Notabilizado pelo estilo Naif, Aloísio já participou de 140 exposições em todo o país, incluindo duas na Europa e uma no Japão, tendo sido premiado em várias delas. Em Marília participou de 6 salões de artes plásticas, sendo classificado em todos. 

Em seu currículo artístico figuram também oficinas de pintura e modelagem em todo estado de São Paulo e Minas Gerais.

Serviço
Abertura da Exposição de Artes Plásticas “O Encanto das Cores”
Dia 28/09/16, às 14h.
Local: Cejusc – Bloco VI (ao lado da Biblioteca) – UNIMAR – Universidade de Marília 
Endereço: Av. Higino Muzzi Filho, 1001.
Aberta para visitação até 16/12/16, de segunda a sexta-feira, das 9h as 11h30 e das 13h às 16h.
Entrada gratuita.







0 comentários:

Postar um comentário