quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Espetáculo: "Interiores"

Espetáculo “Interiores” terá apresentação beneficente no Teatro Municipal.


A Contação de Histórias “Interiores” é uma iniciativa do ator Calu Monteiro, contador de histórias, que busca nos livros e na tradição oral de contar histórias, a inspiração para transmitir contos, lendas, mitos e fábulas que despertem o desejo e a necessidade de ler.

O Projeto se propõe a levar para todos os lugares, a arte da contação de histórias. Mesclando técnicas teatrais, figurinos e adereços cênicos; o objetivo é oferecer ao público o contato com a diversidade da cultura popular brasileira, num trabalho de resgate e valorização de hábitos e costumes de nosso país.

Outro objetivo é incentivar o gosto pelo teatro, contribuindo para a formação de platéia e de senso-crítico, bem como estimular a leitura como forma de conhecimento e entretenimento, reforçando a importância da criança (de todas as idades) como espectadora, leitora, disseminadora e criadora de histórias. E também fortalecer o elo entre o espectador e as diferenças culturais de seu país, minimizando o impacto do preconceito cultural. 

A magia de ler vem perdendo força frente às novas tecnologias, os jogos eletrônicos e a televisão. O culto à informação rápida através das imagens, em detrimento da leitura, retira da criança a possibilidade de conhecer e “viajar” pela palavra. Entretanto, é a palavra que formará seu vocabulário. O resgate da palavra, através da oralidade e da história infantil é uma forma de reverter este processo de “desleitura”, e trazer para a criança o mundo dos livros ao seu redor. É por isso que o projeto “Interiores” propõe a valorização da cultura popular brasileira, da arte e da educação e tem em seu repertório variados contos, histórias e hábitos brasileiros. Com isso contribuímos para a multiplicação do público apreciador de teatro, da leitura e da cultura em geral.

Sinopse:
A Contação de histórias “Interiores”, trata-se de um encontro entre a plateia e o Zé, um caipira do interior de Minas Gerais, personagem clássico e anacrônico do imaginário popular brasileiro. Um viajante que carrega em sua trouxa muitas histórias. Movido pela curiosidade este personagem cômico e profundo, descobre no interior de sua trouxa, objetos repletos de significados e a partir deles encanta os ouvintes com contos, lendas, mitos e fábulas da cultura popular brasileira. 

A aventura é inevitável quando o Caipira narra e vivencia suas histórias , que passam por um encontro entre o caipira e um anjo (história adaptada de um mito Japonês “A Tenin e o Pescador” , também uma inusitada passagem da vida do caipira é narrada na sua versão do conto “O homem mais esperto do mundo” (história do malandro Pedro Malazarte); noutro momento, os ouvintes poderão aprender a lenda indígena “ Como surgiu a noite” na versão do caipira que narra uma conversa com índios na Amazônia e, também é possível rir e aprender com o caipira narrando a fábula “O Gavião e a Raposa” ou “ A festa no Céu” encontrada nos estudos do escritor Luís da Câmara Cascudo. Além de divertir-se com histórias que estimulam a plateia com a interação direta e a técnica do clown. 

Calu Monteiro 
Diretor, ator, figurinista e professor de teatro, bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná. Trabalhou como orientador de Artes Cênicas no SESI-SP e ministrou cursos de teatro em projetos sociais, escolas de teatro e cursos livres. Como diretor, ator e figurinista, integrou grupos de teatro no Paraná.

Serviço:
O Quê? Espetáculo de Contação de Histórias “Interiores”, com Calu Monteiro
Quando? Dia 09 de Outubro (Domingo), às 16h.
Onde? Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello”
Entrada: Produtos de higiene pessoal (sabonete, pasta ou escova de dentes, shampoo, desodorante, etc). Todos os produtos arrecadados serão revertidos em prol da Casa do Caminho.
Duração: 60 minutos.
Público-alvo: Interessados pela arte Contar Histórias de todas as idades

0 comentários:

Postar um comentário