terça-feira, 4 de outubro de 2016

Ler, Contar e Sonhar

A Biblioteca Municipal de Marília realiza nesta quarta-feira no Teatro Municipal a última edição do ano do Projeto “Ler, Contar e Sonhar”, em duas sessões: às 9 e às 14 horas . 




Evento terá a presença da escritora Telma Guimarães, autora de mais de 170 títulos de literatura infantil e juvenil, que fará um bate papo com as crianças para incentivar a leitura e a escrita, além de contar a história do seu novo livro: “O Plano de Celeste”.

“Ler, Contar e Sonhar” 
É um projeto de Contação de histórias para alunos dos 3º, 4º e 5º anos das EMEFs de Marília, com a contadora de histórias e professora de Literatura Maria Cristina Paoliello, idealizadora do projeto, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura por meio da Biblioteca Municipal de Marília, através de sua coordenadora, a Bibliotecária Michele Nagae Pavan.

O projeto visa levar o aluno ao mundo da Leitura, ao contato com o mundo de conhecimento dos livros, ao LER. E ao comentar o que lê, descrevendo a história e suas personagens, ele é convidado a CONTAR. A seguir, surge a proposta de que o leitor/contador, elabore um texto, um poema ou um desenho sobre a história que leu, recontando ou criando fatos novos para este trabalho ou seja ele é levado a SONHAR...

Segundo a Profª Cristina, “O gênero literário escolhido para este Projeto, foi o da fábula por serem estórias curtas e que contêm uma moral, o que leva o leitor a pensar.”

Devido ao grande sucesso, o projeto que inicialmente ocorreria apenas no mês de maio, se estendeu até agosto. Foram 4 meses de apresentações às quartas feiras na Biblioteca Municipal no período da manhã e da tarde. No cômputo final, o projeto teve mais de 1600 alunos das EMEFS, visitando a biblioteca e participando das leituras, contações e Interpretações de História. 

Os alunos fizeram lindas redações, poesias e desenhos que foram selecionados por uma comissão julgadora. Os trabalhos selecionados serão premiados e expostos na Galeria Municipal de Artes em Outubro. Os alunos premiados ganharão um passeio pedagógico marcado para novembro, e todos os alunos participantes receberão certificados.

Profª Maria Cristina Cruz de R. Paoliello.
Professora de Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa, formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília, FAFI e atual UNESP. É palestrante e também professora Normalista, formada pelo Instituto de Educação Sagrado Coração de Jesus de Marília. Tem também formação no Curso de Pedagogia com Administração Escolar, pela Universidade de Marília. 

A Profª Maria Cristina trabalhou como Professora de Língua Portuguesa e Literatura na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo por 40 anos, exercendo vários cargos, inclusive de Coordenadora da Oficina Pedagógica na Diretoria de Ensino de Marília e Professora de Língua e Literatura Brasileira Representante do Estado de São Paulo em Brasília. 

Após se aposentar, Maria Cristina dedica-se a fazer trabalhos voluntários como Assessora Cultural, Palestrante e Contadora e Interpretadora de Histórias. Desde 2014, é Membro da Comissão de Registros Históricos da Câmara Municipal de Marília.

Telma Guimarães
Nascida em Marília, reside em Campinas há muitos anos. É formada em "Letras Vernáculas e Inglês" pela UNESP. Professora Efetiva de Inglês, lecionou na rede Estadual de Ensino em Campinas, até 1995, quando decidiu dedicar-se somente a literatura infantil e juvenil.

Foi cronista do jornal "Correio Popular" e também Assessora Cultural na Delegacia Regional de Cultura de Campinas. Publicou seus primeiros livros infantis em agosto de 1988 ("Cara de Pai", Loyola, "O sopão da Bruxaluca" e "A Tarta-luga", Editora Vozes).

Em 1989 recebeu da APCA o título de "Melhor Autora em Literatura Infantil" com seu livro "Mago Bitu Fadolento", Edições Loyola. Com Viviane Marques, publicou a coleção de didáticos em Inglês pela Atual Editora, “WHAT’S UP?”.

Telma já publicou mais de 170 títulos entre infantis, juvenis, em Português, Inglês e Espanhol, por várias editoras: FTD, Saraiva, Scipione, Ática, Editora do Brasil, SM, Moderna, Dimensão, Positivo, IBEP-Nacional, Paulus, entre outras.

Serviço: 
Encerramento do Projeto “Ler, Contar e Sonhar”
Horários: 2 sessões, às 9h e às 14h.
Local: Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello” – Av. Rio Branco, s/n
Realização: Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura
Entrada franca.







0 comentários:

Postar um comentário