sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Exposição: "Li Mosaicos Apresenta"

Espaço 96 recebe exposição “Li Mosaicos Apresenta...” Artistas mosaicistas inovam com técnica Picassiette.
Postado em 25/11/16.
 

O Espaço 96, um espaço alternativo que tem abrigado gratuitamente exposições de artesãos, artistas plásticos e fotógrafos de Marília e região, realiza a Exposição “Li Mosaicos apresenta...” – das irmãs Ivanise Daun Sakai e Lourdes Daun Men, contando com apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. 

A mostra faz parte de sua Feira de Natal e acontece nos dias 28 e 29 - das 9h às 20h, na Rua Alfeu Cesar Pedrosa, nº 96, Fragata, mas permanece para visitação até o dia 26 de Dezembro, em horário comercial.

As artistas Ivanise Daun Sakai e sua irmã Lourdes Daun Men, após aposentadoria, se uniram para fazer algo útil, prazeroso e rentável, e isso se deu através do mosaico, que é a arte de compor imagens através de peças recortadas, que coladas próximas umas das outras, produzem um determinado efeito visual, como um desenho ou imagem. Antes é feito um estudo geométrico minucioso – círculos, quadrados, formas curvas,como também imagens de flores, pássaros e animais em geral – e depois é feito um estudo das cores, para em seguida chegar aos esboços. Já dá para ter uma ideia de como vai ser a obra.

As peças podem ser feitas de diversos materiais, embora a mais comum seja a pastilha de vidro. A pastilha de vidro é fácil de manusear, podendo ser usada inteira ou em pedaços. Outros materiais também são utilizados como pastilhas de porcelana, pastilhas de resina, azulejos, gemas de vidro, apliques de cerâmicas e pedras em geral.

Picassiette, inovação do trabalho em mosaico desenvolvido pelas irmãs, é uma técnica trazida da Itália que consiste em utilizar as louças que são descartadas por estarem rachadas, quebradas ou até mesmo com defeitos; e mesmo com louças antigas e de família. 

As irmãs decidiram ousar, investiram nos materiais, nos alicates, nas pastilhas, colas, discos de corte e estão produzindo belíssimas obras, umas são comercializadas, outras ficam em suas próprias residências ornamentando as entradas. Propostas de dar aulas em outros ateliês estão surgindo. Há 1 ano abriram o Ateliê Li-Mosaicos para produção das peças no município de Lupércio, onde Lourdes tem um espaço. 

Ivanise é formada em Artes Plásticas em Ourinhos e em Educação Artística em Presidente Prudente e Pedagogia na Unimar, com pós em Administração Escolar, onde também fez pós-graduação em Folclore e posteriormente formou-se também em Psicopedagogia. Foi Secretária Municipal da Educação em Lupércio tendo sido este seu último trabalho, posteriormente aposentou-se. 

Lourdes foi bancária, e hoje, recentemente aposentada como professora II da Rede Estadual, com formação em Educação Artística. Ambas na UAPEM tiveram contato com a professora Tereza Cristina Pinto, mosaicista que montou curso de micro mosaico, com quem as artistas, com especialização também em crochê e tricô, aprenderam a técnica. Ambas, após trabalharem por oito anos com óleo sobre tela, fizeram curso de Mosaico na técnica Picassiette, com a conhecida Solange Piffer, precursora desta técnica no Brasil.

Para outras informações, o telefone de contato da artista Ivanise é (14) 99820 4664 e da Lourdes é (14) 99740 9268. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação










0 comentários:

Postar um comentário