quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Oficinas Culturais

José Roberto Sadek recebe secretários municipais de cultura para falar sobre convênios das Oficinas Culturais.
Postado em: 07/12/2016.

Secretários municipais de cultura em reunião com o Secretário estadual José Roberto Sadek.
Na manhã de terça-feira (6), nove secretários municipais participaram de reunião sobre como funcionará o convênio com os municípios para a continuidade do programa Oficinas Culturais

Conforme já anunciado pela Secretaria da Cultura do Estado, o programa Oficinas Culturais está sendo reformulado para ser gerido diretamente pelas prefeituras em 2017, com recursos provenientes do Governo do Estado e transferidos aos municípios por meio de convênios assinados junto à Secretaria da Cultura. Para alinhar o novo formato do programa com os secretários municipais de Cultura, José Roberto Sadek, Secretário da Cultura do Estado de São Paulo, junto a Lúcia Camargo, Secretária-Adjunta, e outros membros do gabinete, receberam os representantes dos municípios na manhã de terça-feira (6), na sede da Secretaria da Cultura do Estado, em São Paulo.

Participaram da reunião os atuais secretários municipais de Cultura dos municípios de Iguape, Limeira, Sorocaba, Marília, São José do Rio Preto, Santos, Presidente Prudente, São Carlos e Ribeirão Preto, cidades que são sedes do programa Oficinas Culturais. “A Secretaria da Cultura do Estado irá enviar os recursos destinados ao programa diretamente para cada cidade. Esse repasse deverá ser aplicado de acordo com as necessidades do município, sempre no âmbito da formação cultural, que faz parte do DNA do programa Oficinas Culturais. Nossa sugestão é que as atividades preferencialmente proporcionem capacitação para o mercado de trabalho do setor cultural”, explicou Sadek, que ouviu sugestões dos secretários presentes e garantiu que as levará em consideração na implantação dos convênios.

A idéia, nesse formato, é que os municípios tenham autonomia para definir as atividades que melhor atendem as especificidades locais. Os atuais secretários já estão atuando na transição das gestões municipais e vão levar aos seus sucessores as informações sobre as novas diretrizes para manutenção do programa. Eles estudarão a proposta junto aos novos titulares da cultura e prefeitos, e se comprometeram em manter contato com a Assessoria do Gabinete da Secretaria da Cultura do Estado para dar continuidade às tratativas dos convênios. Posteriormente, o Secretário José Roberto Sadek deve se reunir com os novos dirigentes de cultura dos municípios para discutir os detalhes de cada parceria.

Secretários e secretárias participantes da reunião consideraram a proposta bastante positiva. De acordo com eles, o assunto vem sendo tratado com prioridade na transição das gestões municipais.

Sadek também colocou à disposição dos secretários municipais toda a expertise das equipes da Unidade de Formação Cultural da Secretaria, que inclui iniciativas bem sucedidas como a SP Escola de Teatro, as Fábricas de Cultura e o Projeto Guri.

Esse formato atenderá todos os municípios que contam com unidades do programa Oficinas Culturais. São eles: Iguape, Limeira, Sorocaba, Marília, São José do Rio Preto, Santos, Presidente Prudente, São Carlos, Ribeirão Preto e São José dos Campos.

Texto: Gisele Turteltaub, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo
Fotos: divulgação.

Fabio Alexandre, de Santos, Fernando Suarez, de SJ do Rio Preto e Taís Monteiro, de Marília.

Taís Monteiro, de Marília, Waldomiro de Oliveira, de São Carlos Jaqueline Gomes, Sorocaba.

0 comentários:

Postar um comentário