terça-feira, 7 de março de 2017

BANDA MERCADO DE PEIXE SE APRESENTA EM MARÍLIA


Com apoio da Secretaria da Cultura de Marília, Banda faz  apresentação com entrada gratuita

Neste domingo, 12, às 17h, o Cão Pererê (Rua Alcides Lages Magalhães, 38) receberá o show “Água da Faca”, da Banda Mercado de Peixe, da cidade de Bauru. O evento é realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, pelo Programa de Ação Cultural 2016 (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria Municipal da Cultura e Cão Pererê. A entrada é gratuita.

Da música do deserto ao ijexá, o álbum Água da Faca trouxe um Mercado de Peixe conectado com o underground mundial, reverberando em rádios e podcasts de diversas partes do mundo. Levou também a banda, formada no fim dos anos 90 em Bauru (SP), a projetar sua música para novos públicos e a reencontrar pessoas que participaram com a banda do processo de construção de uma cultura pop do interior de São Paulo.

Água da Faca propõe sonoridades que remetem a narrativas contemporâneas - como o kwaito, a house music da África do Sul e a cúmbia psicodélica sul-americana. Essa última cumpre importante papel conceitual, funcionando como conexão musical com os caminhos do Peabiru – lendárias rotas que ligavam vários lugares até o Peru e a cidade perdida de Machu Picchu.

O disco também evoca uma mitologia própria, envolvendo a vivência da banda no isolamento rural, em Piratininga (SP), onde o disco foi gestado de forma surpreendentemente rápida. Algumas músicas já estavam prontas, outras foram terminadas lá, depois de até seis anos de maturação. Mas todas as bases musicais foram levantadas em menos de 15 dias, antes de seguirem para gravação em estúdio, onde a banda também criou, experimentou e desenvolveu parcerias.

Com arranjos e direção musical de Fernando TRZ, Água da Faca traz também o lado jazzístico e de brasilidades que o tecladista desenvolve no trio que leva seu nome e no grupo Lavoura, projeto do qual também fazem parte o baterista Paulo Pires e o baixista Fabiano Alcântara. Tocando guitarra e viola, Ricardo Polettini mostra versatilidade ao trafegar entre o popular e a vanguarda. O mesmo se pode dizer do vocalista Juninho Madureira e da percussão experimental e cadenciada de Emerson G. Vanderlei.


A BANDA



Formado em 1996, em Bauru, o Mercado de Peixe surgiu como um grupo que se dedicava à música brasileira e à cultura popular. Seu primeiro álbum, “Aparições”, com registros de apresentações ao vivo, saiu em 1999. No começo dos anos 2000, o grupo passou a pesquisar a cultura caipira e a incorporar viola, acordeon e as temáticas interioranas ao som.

Em 2001, após dois shows no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, apresentou o EP “A Saga Low Tech do Caipira 1”, sucedido por “A Saga Low Tech do Caipira 2”, em 2002. “Roça Elétrica”, de 2003, relançado pela gravadora Atração, em 2004, levou a banda à grande mídia e consolidou o hibridismo das sonoridades e temáticas da cultura caipira com eletrônica, rock e black music.

 Em 2006, o grupo explorou novos caminhos ao assimilar referências de afrobeat, música latina e letras mais livres. A experiência desembocou no álbum “Territórios Interioranos”, em 2008. Em 2010, a banda voltou aos palcos e, em 2013, com a turnê XV, passou por dez unidades do Sesc. Em 2014, o Mercado lançou o EP “Caminho do Peabiru”.

Em 2015, lançou o álbum “Água da Faca”, oitavo disco do grupo. Em 2016, passou pelos Sescs Belenzinho, Vila Mariana, São Carlos, Bauru e se apresentou no festival Novos Caipiras, em Araçatuba. Em 2017, a banda leva a turnê Água da Faca para Bauru, Marília, Ribeirão Preto, São Carlos, Rio Preto e Sorocaba.

O Mercado de Peixe é formado por Juninho Madureira (vocal), Fernando TRZ (synths, piano elétrico), Paulo Pires (bateria), Emerson G. Vanderlei (percussão, efeitos), Fabiano Alcântara (baixo) e Ricardo Polettini (guitarra e viola).

Texto: Divulgação // Secretaria da Cultura
Fotos: Cosmo Roncon Jr.// Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário