quarta-feira, 22 de março de 2017

ESPETÁCULO VIDAS SECAS É ATRAÇÃO NO TEATRO MUNICIPAL


Grupo de Atibaia chega à Marília com uma versão do livro de Graciliano Ramos, com bonecos e sem palavras


Chega a Marília o espetáculo Vidas Secas apresentado pela companhia ítalo-brasileira, Caravan Maschera. A apresentação acontece na sexta-feira (24), às 20h, no Teatro Municipal e a entrada é gratuita.

A companhia é formada pelos artistas Giorgia Goldoni e Leonardo Garcia Gonçalves e apresenta uma adaptação inusitada do escritor Graciliano Ramos, fazendo uso de bonecos, máscaras e de uma trilha musical contemporânea e sem palavras.

Na montagem, as palavras de Graciliano Ramos são traduzidas em imagens de bonecos e situações de tensão corporal e musical para fazer com que o espectador se relacione com o tema.

“Sabíamos desde o início que o discurso literal e textual não seria suficiente para fazer com que o público contemporâneo se emocionasse e fosse afetado pelo texto. Suprimir a palavra é essencial para dar espaço ao público como parte (re)criadora  do texto e do contexto da obra. Sem as palavras concretas ditas em cena, dá-se ao público a liberdade de imaginar e de se projetar sobre os personagens e suas situações vividas no decorrer da trama”, destaca Leonardo Garcia.

Com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa do Programa de Ação Cultural- ProAC e da Secretaria Municipal da Cultura, a apresentação tem sessão única na sexta-feira e mais informações sobre os convites podem ser obtidas pelo telefone 14-3402-6600 ou pelo facebook.com/SecretariaMunicipaldaCulturadeMarília .





Sobre a Cia Caravan Maschera
 

Em 2010, Giorgia Goldoni e Leonardo Garcia Gonçalves foram selecionados para participar do projeto europeu MasksOnStage que, durante dois anos, possibilitou aos artistas participantes residir em cinco países diversos (França, Itália, República Tcheca, Alemanha e Espanha). Em cada um desses países os integrantes do projeto receberam uma formação de alto nível artístico e técnico sobre as diversas formas popularescas do teatro europeu (máscaras, bonecos, intervenções urbanas e rurais, canto e teatro gestual). No início  de 2012, Giorgia e Leonardo decidem se apropriar dos princípios do projeto aplicando sobre a cultura plural das expressões artísticas brasileiras seus ensinamentos, buscando uma forma teatral híbrida entre o teatro de bonecos, o teatro de máscara, o teatro visual, as artes plásticas e o audiovisual.

Desde então a Cia CaravanMaschera recebeu anualmente incentivos da Comunidade Europeia, do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo, subvenções para a criação de seis espetáculos e a realização de projetos de criação coletiva e colaborativa na Itália, República Tcheca e em comunidades rurais e quilombolas do Estado de São Paulo. Atualmente, compõem o repertório da Cia os espetáculos Tiringuito, Luisa e a Morte (infantil), O Cordel Clownesco do Romeo e da Julieta (rua), O Mamulengo dos Três Vinténs (Teatro de bonecos para adultos) e Vidas Secas (teatro de formas animadas). 


Serviço
Peça: Vidas Secas
Cia Caravan Maschera
Dia: 24/3 – sexta-feira – 20h
Teatro Municipal “Waldir Silveira Melo”
Avenida Rio Banco, s/nº

Tel. 14-3453-2553

0 comentários:

Postar um comentário