sexta-feira, 21 de julho de 2017

EVENTO CULTURAL CELEBRA O DIA DA MULHER NEGRA LATINA AMERICANA CARIBENHA


Acontece no dia 25 de julho, às19h, no Teatro Municipal Waldir Silveira Mello, o evento que celebra o dia da Mulher Negra Latina Americana Caribenha.

A iniciativa partiu do coletivo Negras Ginga, juntamente com as Secretarias da Cultura e dos Direitos Humanos e conta com uma programação de variadas atividades culturais e artísticas de Marília e região.

“Este evento também será voltado para o debate sobre as questões e discussões étnico-raciais e prioriza problemáticas que tangem à mulher negra como racismo, machismo e sexismo”, explica Jéssica Machado, uma das organizadoras.

Segundo Luciana Santos, Coordenadora de Cultura da Secretaria Municipal, este evento marca novo momento para cidade de Marília, num governo inclusivo e democrático, ocupando um espaço público como Teatro Municipal, no centro cultural de nossa cidade, pela primeira vez recebendo um evento que marca data da visibilidade da mulher negra, assim a Cultura e a gestão pública vem cumprindo o papel de agente transformador e humanizador das relações humanas, ações que contribuem e fortalecem para o respeito à diversidade e a defesa dos direitos humanos, destaca ela.

O dia 25 de julho marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. No Brasil é também dia de Tereza de Benguela, líder quilombola que se tornou rainha, resistindo bravamente à escravidão por duas décadas – símbolo da resistência negra no Brasil colonial. Apesar da pouca representatividade na história oficial do país, Tereza é comparada ao líder negro Zumbi dos Palmares, a “Rainha do Pantanal” do período colonial. 

Programação
As apresentações no Teatro têm início às 19h e contará com a participação da cantora Alice Lourenço, Projeto Marília Brasil, cantora Luciany Góes, Projeto Capoelas, Templos de Umbanda e outras participações especiais durante a noite. “Um grande encerramento foi planejado para ser apresentado e contaremos com a participação especial da Ong UMONT de Tupã com um grupo de dança feminino Stylo Black”, ressalta Jéssica Machado.



O grupo Stylo Black é um grupo feminino, fundado em 2013, formado atualmente por oito integrantes, mulheres negras, ligado a ONG UMONT, especializadas em dança Africanas e Afro Brasileira, Dance Hall, Ragga e Samba.


A entrada no teatro será 1kg de alimento não perecível (exceto sal) e os produtos arrecadados para o Fundo Social de Solidariedade para posterior distribuição às entidades carentes da cidade.



História da data 

Em abril de 2014 a Câmara dos Deputados, aprovou a proposta do Senado que institui o dia 25 de julho como Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Foi aprovada também, a inclusão, no calendário comemorativo brasileiro o 25 de julho Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Com esses projetos de lei aprovados, o Brasil reafirma a importância da data que foi instituída no calendário feminista no 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, que aconteceu em 1992, na República Dominicana. 

Iniciativas como estas vêm ao encontro da necessidade do reconhecimento da história das mulheres negras que estiveram no centro das lutas e movimentos sociais e culturais. Pouco se conhece sobre nossas heroínas negras: Dandara, Luíza Mahin, Carolina Maria de Jesus, Mãe Menininha, Laudelina Mello, Tereza de Benguela e tantas outras. 

0 comentários:

Postar um comentário