quinta-feira, 10 de agosto de 2017

MOSTRA DE ARTE ‘A ÁFRICA ESTÁ EM NÓS’ É DESTAQUE NO ESPAÇO CULTURAL DO MARÍLIA SHOPPING


Acontece amanhã (11) a abertura da I Mostra de Arte e Cultura “África está em nós” no espaço cultural do Marília Shopping. A exposição tem a curadoria de Ari Colletti (de nome africano Tata Nkasumbire Dia Nzambi), que é fundador e idealizador do grupo Matrizes Africanas.

A exposição é uma realização do grupo das religiões de matrizes africanas em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e Marília Shopping e reúne esculturas de origem do continente africano, utensílios, vestimentas ritualísticas, máscaras, instrumentos musicais e também instrumentos utilizados na medicina tradicional africana.

Segundo o Secretário da Cultura, André Gomes, trata-se de uma importante exposição e Marília é privilegiada por abrigar um grupo que possui um acervo rico, organizado por estas comunidades tradicionais descendentes de quilombos e que trazem informações da cultura africana. Esta exposição é um resgate histórico, de memória viva que vem contribuir para formação cultural de nossa população, finaliza ele.

Ari Colletti, curador da mostra ressalta a criação dessa importante exposição “Elaborada pelo grupo de matrizes Africanas, um grupo que luta contra a intolerância religiosa, a exposição visa demonstrar que a África está inserida em todos nós, seja através da dança, vocabulário, culinária ou instrumentos musicais. Os visitantes poderão encontrar máscaras tribais, esculturas que falam sobre a união da família e também será possível conhecer um pouco mais através de oficinas, danças e ritmos que serão realizados durante o período expositivo”, destaca.

Leandro Denardi, gerente geral do Marília Shopping destaca a satisfação de receber essa mostra tão significativa “Buscamos oferecer opções de entretenimento, lazer e cultura de qualidade para nossos visitantes. Agradecemos a Secretaria da Cultura e ao grupo Matrizes Africanas por essa grata parceria, que trará à população a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre essa cultura tão rica e importante para o país”, diz.

Com entrada franca, a exposição “A África está em Nós”, permanece no Espaço Cultural do Marília Shopping até o dia 3 de setembro, de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos e feriados, das 13h às 19h.


Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Cultura, localizada na Rua Lupércio Garrido, 44 ou pelo facebook e também no endereço culturamarilia.blogspot.com.br. O telefone de contato é (14) 3402-6600 

0 comentários:

Postar um comentário