quinta-feira, 21 de junho de 2018

Teatro Municipal recebe Concerto Schumann e Schubert neste domingo



Neste domingo, 24, às 19h, o Teatro Municipal recebe o Concerto Shumann e Schubert, apresentando Originale Quarteto, Rubens de Donno e Otto Pintiaski, com repertório inédito na região. 

O evento é realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Associação Amoclássicos. A entrada é 01 hidratante corporal ou fralda geriátrica, que será revertido para instituições de idosos.

Para o Secretário da Cultura, André Gomes Pereira, o objetivo de trabalho é promover e incentivar eventos e ações em todas as linguagens artísticas.

“Realizar um Concerto como este é uma importante iniciativa para democratizar o acesso à música clássica. Há falsa premissa de que determinadas linguagens artísticas são para determinados públicos; a arte é para todos os públicos. Essa ideia de que pobre não gosta de música clássica é preconceituosa, e nós iremos combater isso oportunizando o acesso de todos os públicos a todas as expressões artísticas”, disse o Secretário.

Otto Pintiaski:

É pianista, organista, compositor e regente. Bacharel em Piano pela ECA/USP, na classe de Gilberto Tinetti. Vencedor do “Concurso Estímulo” da Secretaria da Cultura do Estado de SP e do Concurso Jovens Solistas da OSESP. Foi professor nos Festivais de Prados. Foi solista com as orquestras Sinfônica do Estado de São Paulo e Sinfônica de Porto Alegre.

Fez a primeira audição mundial da obra “Velhos hinos cantados de novo” de Willy Correa de Oliveira, no Festival Música Nova. Apresentou-se na TV Cultura e Rádio Cultura AM, e em várias salas de concerto pelo Brasil.

Rubens de Donno: 

É Bacharel em Música com Habilitação em Instrumento (Contrabaixo) pela ECA/USP. Contrabaixista da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo desde 2009, onde é solista e chefe de naipe. Foi primeiro contrabaixo na Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo e professor concursado na EMESP “Tom Jobim”.  Foi solista na estreia mundial da obra “Dreams”, de Cláudio Bertrami, para contrabaixo e orquestra, com a Jazz Sinfônica, e da obra “O Corvo”, de George Olivier Toni com a Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo.

Originale Quarteto: 

O Originale Quarteto nasceu em São Paulo. É uma formação composta por músicos profissionais experientes e altamente qualificados, preparados para qualquer espécie de repertório, que reúnem em sua formação de cordas as altas exigências da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), do Theatro Municipal de São Paulo e do Theatro São Pedro.

O grupo tem em sua atual formação Heitor Lotti (1º violino), Karen Crippa dos Santos (2º violino), Elisa Monteiro (viola) e Jin Joo Doh (violoncelo).

Heitor Lotti (violino) -  Formado pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscou, após cursar Música na ECA/USP. Foi bolsista no Festival de Inverno de Campos do Jordão, aluno do Conservatório Musical Mário de Andrade, solista e camerista nos Festivais de Prados/MG. Violinista titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo entre 2000 e 2011, sob direção artística de John Neschling, Roberto Minczuk, Yan Pascal Tortelier e Marin Alsop. Participou de vários concertos camerísticos e foi solista da Orquestra Sinfônica de Campinas e da Orquestra Sinfônica da USP. Apresentou-se na Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica do Teatro São Pedro, Orquestra de Santos e Orquestra do Grande Salão do Conservatório de Moscou. Conquistou o 1° lugar em música erudita no Concurso NASCENTE, foi semifinalista do Concurso Internacional Eldorado. Participou de muitos festivais, tournées e master classes pelo estado de SP e interior. Com a OSESP fez tournées pela Europa, América do Norte e América Latina. Apresentou-se em concertos internacionais em várias cidades da Rússia, Itália, Iugoslávia e Romênia. 

Karen Crippa dos Santos (violino) Aluna de Paulo Paschoal, Nelson Rios, Bruce Mack, Emmanuele Baldini e Pablo de Leon. Frequentou a Escola Municipal de Música, Centro de Estudos Tom Jobim (ULM), Instituto Baccarelli e Academia de Música da OSESP. Participou dos Festivais de Prados/MG, Campos do Jordão e Música nas Montanhas, além de ter participado em várias masterclasses oferecidas pela Fundação OSESP, Instituto Baccarreli e Mozarteum Brasileiro. Atualmente é professora na Escola de Musica Abda e professora de violino no Instituto Hatus. Atuou em várias orquestras, entre elas a Orquestra Municipal de Jundiaí, Orquestra Sinfônica Brasileira, Filarmônica de Minas Gerais, Amazonas Filarmônica, Sinfônica de Mato Grosso, Sinfônica de Belém do Para, Orquestra do Teatro São Pedro, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra de Câmara da USP, Sinfônica Heliópolis (chefe de naipe e spalla) e Sinfônica de Barueri (spalla). Apresentou-se na Alemanha, na Holanda e na Inglaterra. 

Elisa Monteiro  (viola) Cursou Regência na ECA/USP, passando ao curso de Bacharelado em Instrumento. Integrou a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra de Câmara da USP, Orquestra Experimental de Repertório, OSESP (entre 2007 e 2012) e Orquestra Municipal de São Paulo (2013). Participou dos festivais de Londrina, Poços de Caldas, Campos do Jordão e Curitiba. Foi bolsista do Projeto ACADEMIA da Orquestra Sinfônica da USP, selecionada para participar da Orquestra Jovem das Américas. Foi aluna de João Maurício Galindo e Renato Bandel. Foi bolsista da Northern Illinois University, sob a orientação de Richard Young e integrou a Orquestra Internacional do Instituto Attergau. Desde 2007 participa das turnês internacionais (Jeunesses Musicales) da World Orchestra, pela Europa, China e África do Sul (onde foi spalla das violas). Participou de espetáculos teatrais, inclusive gravando trilhas sonoras. Atualmente trabalha como freelancer em Música e Artes Visuais. É membro do Quadril - Quarteto de Cordas, e se dedica preferencialmente à música de câmara. 

Jin Joo Doh  (violoncelo) Nascida em Busan, Coreia do Sul, Jin Joo Doh cresceu em Seul. Iniciou os estudos musicais com seus pais e optou pelo cello aos 9 anos. Vencedora de diversos concursos nacionais em seu país, tornou-se bacharel em música pela Seoul National University, onde estudou com Young-Sook Yun. Concluiu o mestrado em música e diploma de profissional studies no Mannes College of Music, em Nova York, sob a orientação dos professores Timothy Eddy, Felix Galimir e Julius Levine. Estudou para doutorado pelo College Conservatory of Music da Universidade de Cincinnati, onde estudou com Yehuda Hanani e música de câmara com Peter Oundjian. Apresentou-se como solista ao lado da Busan Philarmonic e da CCM Concert Orchestra. Desde 2001 faz parte da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP. Durante este período desenvolveu uma intensa agenda de atividades com a OSESP, como séries de música de câmara, gravações e turnês internacionais. 

Programa:


OTTO PINTIASKI: Três movimentos das “Sete Peças para Quarteto de Cordas” 
I Allegro
II Moderato
V Presto

FRANZ SCHUBERT : Quinteto para piano e cordas D667, “Die Forelle” - A Truta 
I Allegro Vivace
II Andante
III Scherzo: Presto
IV Tema com Variazone: Andantino
V Finale: Allegro Giusto

ROBERTO SCHUMANN: Quinteto para piano e cordas, OP.44
I Allegro Brillante
II In Modo D’uma Marcia.Un Poco Largamente
III Scherzo: Molto Vivace
IV Finale: Allegro Ma Non Troppo







Texto: Comunicação Secretaria da Cultura

0 comentários:

Postar um comentário