sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Projeto Brincando com Arte realiza apresentação no Teatro nesta segunda-feira para crianças da Rede Municipal de Ensino





O Teatro Municipal recebe nesta segunda-feira, 03, o Projeto Brincando com Arte, em sessão gratuita que será realizada às 14h para as crianças da Rede Municipal de Ensino.  A Apresentação conta com patrocínio da Gerdau, através do PROAC ICMS, e apoio da Prefeitura de Marília, por meio das Secretarias da Cultura e Educação.

Uma peça de teatro infantil totalmente interativa na qual os espectadores assistem à história “brincando” todo o tempo junto aos atores de brincadeiras colhidas do folclore infantil brasileiro.

O espetáculo foi merecedor por duas vezes consecutivas do Prêmio Pontinhos de Cultura (Ministério da Cultura) e do Prêmio Valores do Brasil (Banco do Brasil). Indicado ao Prêmio Brasil Criativo 2014. Texto selecionado pelo catálogo Bologna para representar o Brasil em uma das maiores feiras literárias do mundo. 

No espetáculo, crianças de 0 à 100 anos brincam e cantam brincadeiras diversas colhidas da cultura popular brasileira, numa iniciativa que integra pais, avós, educadores e crianças em uma viagem através do “túnel do tempo” dos brinquedos.

Com texto de Paula Giannini e direção de Amauri Ernani “Brincando com Arte – fase 1” é um resgate do universo folclórico infantil brasileiro, apresentando antigas brincadeiras de rua, cantigas de roda e de acalanto, costumes populares e de tradição oral.

O espetáculo é o resultado prático de um trabalho baseado em pesquisa na área do folclore infantil brasileiro desenvolvido pela equipe da Palco Produções, sob coordenação do Folclorista Inami Custódio Pinto e de Paula Giannini (autora do texto).

Apresentando e resgatando uma seleção de cantigas de roda, acalanto e brincadeiras brasileiras surgidas em diferentes estados brasileiros através de diferentes veias étnicas de origem: “Se Essa Rua Fosse Minha” – “Histórias Sem Fim” – “Dorme Suzana” – “Cabra Cega” – “Cinco Marias” – “Cataflau” – “Elefante Colorido” – “Alecrim Dourado” – “Encontrar figuras nas nuvens” – “Já Quem Pô” – “Carneirinho Carneirão” – “Macaco Foi à Feira” – “Elástico” – “Escravos de Jó” – “Pipa” – “Batatinha Frita 1, 2, 3” – “Mamãe Posso Ir” - “Carrapato Vai-te Embora” – “Bem-me-Quer, Mal-Me–Quer” – “Sapo Cururu” – “Teresinha de Jesus” – “Salada Mista” – “Mulher Rendeira” – “Amarelinha” – “Passa-Passa Gavião” – além de muita música, ditos populares, adivinhas, versinhos, parlendas, trava-línguas, etc.


A HISTÓRIA

No espetáculo, “Teresinha de Jesus”, “Pai Francisco” e “Alecrim Dourado” (extraídos do folclore infantil em diferentes raízes folclóricas – raiz lusa – afro-brasileira e indígena) são personagens brincantes, com diferentes origens e realidades culturais, mas que se reúnem todos os dias na rua onde moram para brincar. Enquanto brincam eles tecem reflexões e comentários sobre a vida, e, sobre a experiência única que é crescer, amadurecer.

O texto é construído quase na íntegra com ditos populares, cantilenas, costumes, cantigas e crendices populares. Costurando o caminho dos personagens através de brincadeiras anunciadas (selecionadas, classificadas e ordenadas por faixa etária) que vão surgindo enquanto os personagens “crescem”: primeiras brincadeiras, segundas brincadeiras, brincadeiras de crescer e últimas brincadeiras, a fim de delimitar o tempo passando e a diferença entre brincadeiras realizadas desde a primeira infância até a pré-adolescência.

A seleção musical é uma coletânea de cirandas infantis arranjadas pelo músico e pesquisador musical Ângelo Esmanhotto (pós-graduado em música clássica indiana e que, no Brasil, trabalha em pesquisa das similaridades entre cantigas de roda brasileiras e mantras indianos), que também assina a direção musical do espetáculo e do cd para cantar – parte integrante do jogo.

0 comentários:

Postar um comentário