quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Dia do Gaúcho é comemorado com hasteamento da bandeira do Estado do Rio Grande do Sul



O dia do Gaúcho é comemorado em Marília com celebrações culturais de tradição gaúcha, por meio do Centro de Tradições Gaúchas “Querência Farroupilha” e nesta quinta-feira (20) acontece o hasteamento à bandeira do Estado do Rio Grande do Sul no paço municipal. A bandeira permanecerá hasteada até o fim do dia, em homenagem ao povo sulista.

Marília é uma das cidades do Estado de São Paulo que se comemora o dia do Gaúcho, conforme Lei Ordinária 7217/2010, com apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

 “Este ato cívico revela que Marília é, não apenas uma cidade ‘Símbolo de Amor e Liberdade’, mas uma cidade de elevado espírito cultural. Cabe-nos como membro da patronagem, levar adiante uma cultura que não nos pertence, mas sim às gerações que nos antecederam e devemos passar aos que nos sucederão”, disse Valdecir Vargas Castilho, Patrão do Centro de Tradições Gaúchas de Marília e Cônsul Honorário do Rio Grande do Sul em Marília.

A data, que é celebrada no dia 20 de setembro, consiste numa homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha, que é a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos.

A Revolução foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil, que durou aproximadamente 10 anos e chegou ao fim após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas.


0 comentários:

Postar um comentário