sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Marília recebe Fórum Regional dos Pontos de Cultura para artistas de Marília e região



Marília recebe no dia 28 de setembro, às 9h, no anfiteatro da Unesp de Marília (Campus Universitário) o Fórum Regional dos Pontos de Cultura destinado a entidades e coletivos que atuam na cultura do interior de São Paulo. Evento conta com apoio da Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

Estarão presentes representantes do Ministério da Cultura (Minc), da secretaria de Estado da Cultura, além de representantes das prefeituras, artistas e Pontos de cultura da região de Marília, Bauru e Presidente Prudente.

Nesse Fórum será tratado sobre os Pontos de Cultura, o Programa Cultura Viva e o edital que será lançado ainda esse ano para coletivos e entidades de todo o Estado.

Segundo a Agente Mobilizadora do programa Cultura Viva da região de Marília, Fernanda Munhão, esse encontro é relevante a todos os grupos de cultura que necessitam de apoio para a continuação do trabalho.

“Será escolhida uma Comissão Regional, será proposto uma agenda de encontros entre representantes dos Conselhos Municipais de Cultura e, sobretudo, estimular as trocas, o aperfeiçoamento e a implementação dos sistemas municipais, de forma a contribuir com o andamento e implantação do Sistema Estadual de Cultura. Quanto mais representantes da cultura da região puderem participar, melhor. Assim poderemos mapear os trabalhos já realizados e ganhar força e voz para a arte do interior”, comenta Fernanda.

O convite é estendido a todos os artistas da região e não haverá inscrição antecipada.

Segundo o secretário municipal da Cultura, André Gomes Pereira, este é um evento importante para os artistas de Marília e região, já que oferece qualificação para a participação em editais e atualização de conhecimentos do setor cultural.

“Os artistas precisam alinhar sua atividade criativa à atividade burocrática/administrativa, para viabilizar a captação de recursos de editais públicos e privados. É um convite para ampliar suas oportunidades, uma vez que o mercado hoje exige essa profissionalização do setor, e as informações acerca desta temática estão concentradas nos grandes centros”, disse André.

Cronograma do Fórum 

09h00 as 10h00 - Café da manhã e receptivo com interação do grupo de Danças Circulares na Unesp.

10h00 as 10h30 - Apresentação Artística Orquestra de Câmara Musicrescer de Duartina.

10h30 as 11h00 - Abertura com Autoridades

11h00 as 11h30  - Apresentação dos principais pontos do edital

11h30 as 12h30 -  Inclusão e mobilidade reduzida na cultura - com Vilson Lemes - Técnico em Administração e morador da cidade de Ribeirão Preto/SP. Aos 29 anos, em Fevereiro de 2014, Vilson sofreu um acidente automobilístico, com uma lesão na medula espinhal nível T4, e desde então faz uso de cadeira de rodas para locomoção. Reconhecido palestrante na área da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, incluindo cultura e esportes.

12h30 as 14h00 -  Almoço

14h00 as 15h00 - Clusters culturais e redes locais – com Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa, Doutora e Mestre em História pela Unesp-Franca. Pós-doutora em Administração das Organizações pela FEA-USP; Pesquisadora e presidente do IPCCIC - Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais. Docente convidada do Mestrado Profissional em Análise de Políticas Públicas – UNESP, com o projeto de pesquisa em Gestão do Patrimônio Cultural.

15h00 as 16h00 - Pontos de Cultura em Ação - Reverberação Capilaridade e Continuidade - Mediação e Contextualização Histórica: Agente Mobilizador Celso Aguiar

16h00 as 17h00  - Discussão sobre a Teia Estadual

17h00 as 18h00 - Coffee Break e Apresentação musical Clube do CHORO de Marília


Edital e premiação

Ainda esse ano será lançado um edital que premiará 144 grupos de artistas, sendo 100 entidades (pessoa jurídica sem fins lucrativos) e 44 coletivos culturais (sem pessoa jurídica formalizada), que alcançarem o melhor posicionamento no processo de seleção. Os premiados receberão o valor integral bruto de R$60.000,00 como forma de premiação às iniciativas culturais.

Além disso, 400 coletivos selecionados poderão optar por um dos dois kits culturais fornecidos pela Secretaria de Estado da Cultura: kit audiovisual ou kit musical no valor de R$12.000,00 cada.

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Cultura com Paulo, através do telefone 3402-6600, ou com a agente mobilizadora Fernanda Munhão, telefone ( 14) 99118-5340.  Interessados podem ainda acessar o site: https://pontosdeculturasp2018.wordpress.com.

Serviço

O QUE? Fórum Regional dos Pontos de Cultura
ONDE: Anfiteatro da UNESP – Avenida Hygino Muzzi Filho, 737 – Bairro Mirante – Marília – SP
QUANDO: 28/09
HORÁRIO: 9h
PARA QUEM: artistas, coletivos, entidades, secretários de cultura e Pontos de Cultura
PARA QUÊ: tratar sobre os Pontos de Cultura, Projeto Cultura Viva e informar sobre edital






Comunicação / Secretaria da Cultura

0 comentários:

Postar um comentário