segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Secretaria da Cultura apoia Cia de Teatro Cótex em peça sobre valorização da vida




A Cia de Teatro Cótex (Companhia de Teatro Experimental), responsável pela apresentação do espetáculo “Grite!”, firmou nova parceria com a Secretaria Municipal da Cultura. Com o novo apoio, a Cia passará a circular a apresentação por mais locais como escola municipais e estaduais.

“Grite!” trata com muita seriedade de assuntos pertinentes como depressão, suicídio e automutilação, conflitos internos que muitas pessoas não conseguem definir, ou procurar ajuda.
A Cia Cótex montou o esquete dramático, que tem o texto de Fábio Augusto e Giancarlo Gonzales, com auxílio da Professora Mestra Marina Zotesso, do Curso de Pasicologia da Unimar. No elenco estão os atores Giancarlo Gonzales e Natália Horvath.

“Houve situações que pessoas, após assistirem a peça, nos relataram que se identificaram com os sentimentos e quadros relatados durante a apresentação. Essa identificação é muito importante, pois leva a pessoa que necessita de ajuda, a ver que não está sozinha e que pode contar com ajuda especializada. Sempre haverá uma palavra que pode ajudar alguém”, disse Giancarlo Gonzales, da Cia Cótex.

Em seu processo de montagem, a peça baseou-se em quadros e figuras contemporâneas sobre o tema descrito, e utiliza áudios reais de alunos que assistiram a peça e relataram sua empatia e experiência com o drama.

Esse formato possibilitou à Cia Cótex tratar de forma mais direta com jovens de Ensino Médio e Superior, questões como a valorização da vida. A Cia abre espaço para discussão com alunos após a apresentação para mostrar possíveis serviços de apoio à causa e a importância da arte para a discussão desses temas.

O drama foi escrito inicialmente para ser apresentado na Semana de Psicologia da Unimar, mas teve diversos convites para ser apresentado em escolas como Sesi, Etec Antonio Devisate, EE Wanda Helena, EE Augusto Neto, Unimar, EE Monsenhor Bicudo, entre outras. A demanda se dá devido à importância do tema e a forma com a qual é abordada.

 Com o apoio da Secretaria da Cultura, a agenda de apresentações pode ser ampliada e expandida às escolas municipais e estaduais. Interessados em agendar apresentação de “Grite!”, podem entrar em contato através do e-mail teatrocotex@gmail.com, ou pelo telefone 99880-8802, com Fábio.


0 comentários:

Postar um comentário