Marília recebe nos dias 21 e 27 de novembro o
ciclo de palestras “O Cinema Brasileiro de Ontem e Hoje”, realizado pelo
programa Pontos Mis (Museu da Imagem e do Som) em parceria com a Secretaria
Municipal da Cultura, e com apoio da Unimar (Universidade de Marília). O evento
será realizado no anfiteatro do Bloco 11 da Unimar e a participação é gratuita.
Dia 21, 19h30, está programada a palestra “De Carmen
Miranda a JK: uma introdução às chanchadas”, com o oficineiro Leandro Afonso,
com disponibilidade de 40 vagas para pessoas à partir de 14 anos.
Já no dia 27/11, 19h30, será a palestra “Transformações
da Retomada - O Cinema da Retomada aos dias de hoje”, Bruno Cucio e 50 vagas para
pessoas à partir de 16 anos.
A ação faz parte da proposta anual do
programa Pontos MIS, que desde fevereiro proporciona oficinas e sessões de
filmes. Foram selecionadas duas palestras com abordagem voltada à retomada dos
filmes nacionais, uma nova maneira de mostrar as produções brasileiras.
Para participar não é necessário realizar
inscrição, basta comparecer nos dias do evento. Os participantes receberão certificado
de participação.
"Pontos MIS" é um programa de
circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a
circulação de obras do cinema, estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão
audiovisual espalhados pelo Estado.
As Palestras:
Dia 21/11- Palestra:
“De Carmen Miranda a JK: uma introdução às chanchadas” (Oficineiro Leandro
Afonso)
A palestra é uma introdução às chanchadas tem
como maior objetivo fazer um breve apanhado histórico do período em que o
cinema brasileiro, ancorado principalmente na comédia e no musical, mais se
aproximou de uma indústria. Um período que tem ecos nos anos 1920, seus primeiros
passos mais firmes nos anos 1930 e vai até o início dos anos 1960.
Um período que englobou alguns dos maiores
nomes do século, no cinema nacional, ao mesmo tempo em que costuma ser visto
como um momento formado por obras, em sua grande maioria, de baixo valor
artístico. Assim, a palestra busca mostrar, analisar e discutir trechos de
longas que, sejam pela atuação, pelo roteiro ou pela mise-en-scène, representam
as chanchadas e, simultaneamente, trazem qualidade e sofisticação.
O
oficineiro Leandro Afonso é graduado em Comunicação pela Universidade Estadual
de Santa Cruz (UESC) e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela
Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Professor da Academia Internacional de Cinema
(AIC) e do Instituto de Cinema (InC). Pesquisa mise-en-scène, história do
cinema, gêneros cinematográficos, cinema independente, cinema brasileiro e
cinema latino-americano. Diretor dos curtas "Nunca Mais Vou Filmar"
(2012), "Lara" (2013), "Habeas Corpus" (2014) e
"Argentina, Me Desculpe" (2015). Em pós-produção de primeiro longa,
"Tio Bruno" (2020)
Dia 27/11 - Palestra:
“Transformações da Retomada - O Cinema da Retomada aos dias de hoje” (Oficineiro Bruno
Cucio)
A palestra busca promover a discussão entorno
do cinema nacional, a partir do começo dos anos 90, explorando as inovações
estéticas que os cineastas encontraram no período da Retomada do Cinema
Brasileiro até a atualidade e as transformações no contexto sócio político
cultural.
Bruno Cucio é graduado pela FAAP em Cinema,
mestrando do departamento de artes da UNESP e sócio da Travessia Filmes, desde
2009 atua em projetos audiovisuais voltados à produção artística e à formação
de público. Foi produtor executivo em Paraí (2017), longa-metragem dirigido por
Vinicius Toro e produzido pela Travessia Filmes.
Dirigiu o curta-metragem Um Homem Satisfeito
(2015), exibido no Festival Internacional de Cine de Punta del Este (2016), 26º
Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, entre outros; Até Onde
(2013), exibido no canal CINEBRASILTV, ganhador de menção honrosa de melhor
filme no 7º Festival Ojo del Sancocho (2014, Colômbia), selecionado para a 17ª
Mostra de Tiradentes, entre outros; Será (?) (2012), realizado em parceria com
o grupo de teatro Caixa de Imagens e exibido no Centro Cultural São Paulo e no
Festival de Cinema de Paranapiacaba.
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