segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Museu de Paleontologia de Marília completa 14 anos




No dia 25 de novembro o Museu de Paleontologia de Marília completou 14 anos de atividades, promovendo a paleontologia, a cultura e o turismo para milhares de brasileiros que visitaram Marília ao longo desse período, disseminando  o conhecimento e esclarecendo o público sobre o mundo fascinante dos dinossauros e de outros animais que aqui viveram durante a era Cretácea, há cerca de 70 milhões de anos.

Apesar  de parcialmente fechado ao público desde agosto/2017 por conta das reformas no prédio, o Museu de Paleontologia não deixa de atender, dentro das possibilidades, aqueles que o procuram. 

É hoje reconhecido em todo o Brasil e mesmo no exterior, em virtude de sua exposição de fósseis originais provenientes daqui e de outras regiões do país, e também pelo trabalho que executa na coletas,  escavações e divulgações científicas desses materiais.
Tem importantes parcerias técnico-científicas com  instituições e museus pelo Brasil e também com a  Argentina e Estados Unidos, envolvendo  análises e  estudos dos fósseis.
Inaugurado em novembro de 2004 pela Prefeitura Municipal de Marília como resultado do trabalho de escavação do paleontólogo William Nava, que desde 1993 coletava fósseis pela região, tornou-se, ao longo dos anos, um dos principais polos turísticos e culturais do estado de São Paulo.
Até o momento, recebeu visitantes de cerca de 2.500 cidades brasileiras e de aproximadamente 97 países, muitos brasileiros atraídos pela curiosidade em ver pessoalmente um fóssil de dinossauro, e poder tocá-lo, algo inusitado, já que a maioria dos museus com fósseis não permite esse tipo de atividade.
"É muito gratificante poder compartilhar com o público adulto e infantil, informações sobre os dinossauros e os fósseis encontrados pela região. Hoje não tem quem não conheça ou não tenha ouvido falar em dinossauros, é uma palavra mágica, e fósseis desses animais são encontrados em praticamente todos os continentes. O fato de haver em nosso subsolo evidências concretas da passagem desses fantásticos animais num tempo muito distante e remoto, faz de Marília e o oeste paulista uma "janela para o passado" , afirmou o paleontólogo William Nava.

0 comentários:

Postar um comentário