terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Secretaria da Cultura realiza apresentações do Projeto Teatro da Cidade


O projeto Teatro da Cidade, programa de formação cultural da Secretaria Municipal da Cultura de Marília, realiza de 05 a 09 de dezembro, a mostra final de espetáculos de 2018. 


As apresentações acontecerão no Teatro Municipal, são gratuitas e solicitam a doação voluntária de 1kg de alimento não perecível, exceto dia 06, que solicita 01 Kg de ração canina. 

Para essa mostra, a Secretaria apresenta espetáculos teatrais das turmas: infantil, pré-juvenil, jovem, adulta e melhor idade, cada qual com uma peça desenvolvida ao longo do ano, orientada por um professor do programa. 

“Esse ano o projeto teve relevante ampliação com o aumento de vagas oferecidas e a contratação de novos arte-educadores, o que resulta em um trabalho muito mais próximo de cada aluno e intensivo na formação de cada um deles”, destaca Márcio Martins, diretor geral do programa. 

O programa conta com os professores: Márcio Martins (Turma Melhor Idade), Letícia Rodrigues (Turma pré juvenil), Gonzalo Perez (Turma Jovem), Calu Monteiro (Turma Adulta), Letícia Rodrigues Clarisse Zan e Wiliam Mendonça (Turma Infantil). 

“O projeto Teatro da Cidade é uma proposta idealizada na nossa gestão em 2012 e é com muito orgulho que podemos dar continuidade a esse projeto cultural e social instituído em nossa cidade com relevantes resultados em todos os quesitos. O projeto busca fomentar a criação artística na cidade e trata-se de uma excelente oportunidade para que as pessoas conheçam suas potencialidades e tenham uma experiência teatral e expressiva”, ressalta o Secretário de Cultura André Gomes. 

Para mais informações sobre a agenda cultural da Prefeitura Municipal, basta curtir a página da Secretaria Municipal da Cultura de Marília no facebook ou seguir as notícias do Blog culturamarilia.blogspot.com.br . O telefone de contato da Secretaria é 14-3402-6600. 

Sobre o Projeto: 

O projeto Teatro da Cidade é um programa da Secretaria Municipal da Cultura, que objetiva a formação e difusão cultural e oferece aulas gratuitas de teatro. As inscrições abrem sempre no início do ano e contemplam várias faixas etárias, a partir de 6 anos de idade até a melhor idade. 

Com aulas semanais, as atividades têm início em fevereiro e têm duração de 10 meses, finalizando com a montagem de uma obra teatral por turma. 

Segundo Márcio Martins, Diretor do projeto, “O programa tem o intuito de conduzir os alunos para um processo de apropriação do fazer teatral, possibilitando ao aluno do Projeto Teatro da Cidade ser o ator sujeito do jogo e ao mesmo tempo capaz de pensar a encenação como criador”. 

O objetivo principal é socializar o pensar artístico para que os participantes possam melhor fluir o bem cultural, assim como criar as suas próprias manifestações artísticas. 

Através de jogos teatrais e dinâmicas, o programa busca promover a dialética, trabalhando os sentidos motores, psicológicos, o pensar, criar e executar, somando tudo isso as potencialidades já existentes em cada indivíduo. 

Os alunos são inspirados pela linguagem do teatro para um processo de elaboração de ideias, e questões para assim transformá-las e manifestá-las cenicamente usando recursos que só o teatro tem; como trabalho corporal, voz, articulação entre outros. 

Veja a programação de apresentações do Teatro da Cidade: 

Dia 05/12 - Turma Melhor Idade
Espetáculo "Velho Eu?" 
Horário 20h
Entrada: 01 Kg de alimento
Classificação: livre.
Sinopse: A montagem do espetáculo resulta das improvisações e exercícios de aula. De forma sempre bem humorada a turma da melhor idade do projeto Teatro da Cidade esse ano traz para o teatro cenas do cotidiano e de forma irreverente mostram que idade não é problema e sim solução. Com muita alegria o elenco brinca e crítica quando o assunto é preconceito.
Direção: Márcio Martins

Dia 06/12 - Turma Pré-Juvenil
Espetáculo "Além do Subsolo" 
Horário 20h
Entrada: 01 Kg de ração canina (doação para a Ong SPADES, que cuida de cachorros abandonados). 
Classificação: 12 anos.
Sinopse: O processo que resultou no espetáculo teve início a partir da construção de personagens e exercícios de aula. Posteriormente, amarrados a idéia dramatúrgica, além do subsolo.
Uma realidade pós catástrofe/guerra, onde poucos foram trazidos para baixo, um bunker construído pelos grandes país do subsolo, protegido de pobre, rico e políticos.
Porém nossa história acontece no subsolo 2, lixo. Espaço destinado aos indivíduos que traziam problemas, questionamentos e perturbavam a harmonia da sociedade subterrânea. Tais indivíduos, foram então submetidos a passividade do sistema, controle de emoções e submissão. Mas basta um pequeno gatilho para que todas as memórias, possam levá-los além. Subir é a única esperança? O que será que tem além do subsolo?
Direção: Letícia Rodrigues

Dia 07/12 - Turma Jovem
Espetáculo " A casa de Bernalda Alba"
Horário 20h
Entrada: um quilo de alimento.
Classificação: 14 anos.
Sinopse Obra escrita em 1936, utiliza o SIMBOLISMO como elemento dramático na repressão exercida sobre as mulheres dentro de uma família rural de Andaluzia (Espanha) marcada pela tragédia grega e o teatro do Século de Oro.
Após a morte de seu segundo esposo, BERNARDA ALBA, impõe luto rigoroso e asfixiante por oito anos, proibindo as suas cinco filhas a sair à rua.  Quando Angustias, a primogênita e a filha única do primeiro marido recebe sua fortuna herdada, atrai um pretendente chamado PEPE ROMANO. O jovem se compromete com Angustias, porém, simultaneamente apaixona a Adela, a Irma menor, quem esta disposta a ser seu amante. Durante um encontro dos amantes, Bernarda descobre a relação de Adela e Pepe, a tragédia se faz presente na casa e todas sofrem o devir do amante de devoção.  
Direção: Gonzalo Pérez Carrasco

Dia 08/12 - Turma Adulto
Espetáculo "Vila Esperança"
Horário 20h
Entrada 01 Kg de alimento
Classificação 16 anos.
Sinopse: Vila Esperança é um espetáculo teatral que experimenta o universo criativo do dramaturgo brasileiro Plínio Marcos. Composto por fragmentos de quatro peças teatrais e frases icônicas do autor, o espetáculo mostra as vidas dos moradores de uma vila que não tem tempo para sonhar diante da dura realidade. Para onde vamos?
Direção: Calu Monteiro
Dia 09/12 - Turma Infantil
Espetáculo " Romeu e Julieta como ninguém te contou"
Horário: 19h
Entrada: 01 Kg de alimento
Classificação: livre.
ROMEU E JULIETA adaptação infantil, realizada pelos alunos das turmas Infantil I e II do Projeto Teatro da Cidade.
Um clássico teatral, que vem contar uma história, já muito contada. 
Agora será a vez das crianças!
O amor e drama de Julieta e de seu Romeu...
Direção: Letícia Rodrigues, Clarisse Zan e William Mendonça.

0 comentários:

Postar um comentário