segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Secretaria da Cultura promove Folia de Reis com a Cia “Passagem dos Três Reis Magos”





A Secretaria da Cultura, com apoio da LIFE Internet e da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, promove em Marília a Cia de Folia de Reis “Passagem dos Três Reis Magos” da cidade de Parapuã, no dia 31 de janeiro. Às 15h a Cia estará na Biblioteca Municipal e às 19h na Feira Noturna “Por do Sol”, com presença confirmada de violeiros da cidade. 

Segundo secretário da Cultura André Gomes, “compreendendo esta importância de uma cultura tão tradicional religiosa e folclórica que vem se perdendo ao longo dos anos, sendo o objetivo deste encontro de resgatar as antigas tradições da cultura popular. Hoje cidades como Tupã realizam esse tipo de evento, em parceria com a igreja católica, iniciativas como esta ligadas ao poder público só fortalecem a tradição popular, a mantém viva e traz a memória, identidade e a riqueza da nossa cultura popular brasileira”. 

A cia é coordenada por Nilson de Souza Carneiro, da Bandeira Passagem dos Três Reis Magos, da cidade de Parapuã, que é fundador de várias bandeiras em Tupã - sendo que a Bandeira dos Três Reis Magos completa 36 anos de sua existência nesse ano. Segundo ele, é importante que os simpatizantes continuem buscando manter viva essa tradição. 

“Eu e meu irmão começamos com a companhia juntos. Eu tinha 10 anos e nesse ano completamos 34 anos que estamos participando da bandeira. Infelizmente meu irmão faleceu há 2 anos, mas ele me deixou o pedido de nunca parar com a companhia e eu vou dar continuidade até quando eu puder. Peço a todos os participantes que continuemos lutar por essa festa cristã para valorizarmos essa tradição”, disse. 

“As folias de reis nos remete o momento em que, após o nascimento do Menino Deus em Belém, os Magos do Oriente foram ofertar seus presentes.
A Folia dos Reis é uma tradicional festa trazida pelos colonizadores portugueses no século XVIII e que, no Brasil, tomou entornos religiosos”, disse Padre Tiago Barbosa, assessor de comunicação da Diocese de Marília. 

Folia de Reis 

O dia 6 de janeiro é o Dia dos Três Reis Magos, ou da Folia de Reis. Diz a tradição que, quando os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido. 

Ofereceram ao menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade. Segundo a tradição, um era negro, o outro branco e o terceiro moreno, representando toda a humanidade. Muitos países celebram a data, e a Folia de Reis é comemorada de modo particular em cada região do Brasil. 

No Brasil, principalmente no interior, acontecem os chamados Reisados ou Folias de Reis, festas folclóricas que receberam a influência das origens europeias da celebração, mas que adotaram formas e expressões locais na música, na dança e nas orações, dependendo da região do país. 

Uma das festas culturais mais ricas do folclore brasileiro, acontece entre primeiro e seis de janeiro, quando as chamadas "companhias" vão de casa em casa cantar os seus versos acompanhados de violas, violões, sanfonas, pandeiros, triângulos, caixas e instrumentos de corda. Alguns vestem fardas e máscaras. O restante dos componentes usa uniforme, geralmente calças e camisas sociais. 




0 comentários:

Postar um comentário