terça-feira, 12 de março de 2019

Secretaria da Cultura reapresenta espetáculos do Projeto Teatro da Cidade





O projeto Teatro da Cidade, programa de formação cultural da Secretaria Municipal da Cultura de Marília, realiza nos dias 13, 14 e 24 de março e 01 e 02 de abril, a reapresentação da mostra final de espetáculos de 2018. 

As apresentações acontecerão no Teatro Municipal e serão gratuitas, com exceção do dia 24, que solicita 01 Kg de ração canina: 

Dia13/03 às 20h Turma Melhor Idade, Espetáculo "Velho Eu?" (Entrada Gratuita);

Dia 14/03 às 20h Turma Jovem, Espetáculo " A Casa de Bernarda Alba"(Entrada Gratuita);

Dia 24/03- às 19h, Turma Pré Juvenil, espetáculo " Além do Subsolo" (Entrada 01Kg de ração para Ongs);

Dia 01/04 às 20h Turma Infantil - Espetáculo " Romeu e Julieta como Ninguém te Contou"(Entrada Gratuita);

Dia 02/04, às 20h ,Turma Adulta, Espetáculo " Balada de um Palhaço" (Entrada Gratuita). 


“No ano de 2018 o projeto teve relevante ampliação com o aumento de vagas oferecidas e a contratação de novos arte-educadores, o que resulta em um trabalho muito mais próximo de cada aluno e intensivo na formação de cada um deles”, destaca Márcio Martins, diretor-geral do programa. 

“O projeto Teatro da Cidade é uma proposta idealizada na nossa gestão em 2012 e é com muito orgulho que podemos dar continuidade a esse projeto cultural e social instituído em nossa cidade com relevantes resultados em todos os quesitos. As apresentações do ano passado foram um grande sucesso, com grande público, por isso iremos reapresentar a mostra ”, ressalta o Secretário de Cultura André Gomes. 


Sobre o Projeto: 


O projeto Teatro da Cidade é um programa da Secretaria Municipal da Cultura, que objetiva a formação e difusão cultural e oferece aulas gratuitas de teatro. As inscrições abrem sempre no início do ano e contemplam várias faixas etárias, a partir de 6 anos de idade até a melhor idade. 

Com aulas semanais, as atividades têm início em fevereiro e têm duração de 10 meses, finalizando com a montagem de uma obra teatral por turma. 

Segundo Márcio Martins, Diretor do projeto, “O programa tem o intuito de conduzir os alunos para um processo de apropriação do fazer teatral, possibilitando ao aluno do Projeto Teatro da Cidade ser o ator sujeito do jogo e ao mesmo tempo capaz de pensar a encenação como criador”. 

O objetivo principal é socializar o pensar artístico para que os participantes possam melhor fluir o bem cultural, assim como criar as suas próprias manifestações artísticas. 

Através de jogos teatrais e dinâmicas, o programa busca promover a dialética, trabalhando os sentidos motores, psicológicos, o pensar, criar e executar, somando tudo isso as potencialidades já existentes em cada indivíduo. 

Os alunos são inspirados pela linguagem do teatro para um processo de elaboração de ideias, e questões para assim transformá-las e manifestá-las cenicamente usando recursos que só o teatro tem; como trabalho corporal, voz, articulação entre outros. 


Veja programação completa: 



Dia 13/03 Turma Melhor Idade 

Espetáculo "Velho Eu?" 

Horário 20h 

Entrada Gratuita 

Classificação: livre. 

Sinopse: A montagem do espetáculo resulta das improvisações e exercícios de aula. De forma sempre bem-humorada a turma da melhor idade do projeto Teatro da Cidade esse ano traz para o teatro cenas do cotidiano e de forma irreverente mostram que idade não é problema e sim solução. Com muita alegria o elenco brinca e crítica quando o assunto é preconceito.
Direção: Márcio Martins 




Dia 14/03 Turma Jovem 

Espetáculo " A casa de Bernalda Alba" 

Horário 20h 

Entrada Gratuita 

Classificação: 14 anos. 

Sinopse Obra escrita em 1936, utiliza o SIMBOLISMO como elemento dramático na repressão exercida sobre as mulheres dentro de uma família rural de Andaluzia (Espanha) marcada pela tragédia grega e o teatro do Século de Ouro. 

Após a morte de seu segundo esposo, BERNARDA ALBA, impõe luto rigoroso e asfixiante por oito anos, proibindo as suas cinco filhas a sair à rua. Quando Angustias, a primogênita e a filha única do primeiro marido recebe sua fortuna herdada, atrai um pretendente chamado PEPE ROMANO. O jovem se compromete com Angustias, porém, simultaneamente apaixona a Adela, a Irma menor, quem está disposta a ser seu amante. Durante um encontro dos amantes, Bernarda descobre a relação de Adela e Pepe, a tragédia se faz presente na casa e todas sofrem o devir do amante de devoção. 

Direção: Gonzalo Pérez Carrasco 




Dia 24/03 Turma Pré-Juvenil 

Espetáculo "Além do Subsolo" 

Horário 19h 

Entrada:01 Kg de ração canina (doação para a Ongs que cuidam de cachorros abandonados). 

Classificação: 12 anos. 

Sinopse: O processo que resultou no espetáculo teve início a partir da construção de personagens e exercícios de aula. Posteriormente, amarrados a ideia dramatúrgica, além do subsolo.
Uma realidade pós catástrofe/guerra, onde poucos foram trazidos para baixo, um bunker construído pelos grandes país do subsolo, protegido de pobre, rico e políticos.
Porém nossa história acontece no subsolo 2, lixo. Espaço destinado aos indivíduos que traziam problemas, questionamentos e perturbavam a harmonia da sociedade subterrânea. Tais indivíduos, foram então submetidos a passividade do sistema, controle de emoções e submissão. Mas basta um pequeno gatilho para que todas as memórias, possam levá-los além. Subir é a única esperança? O que será que tem além do subsolo?
Direção: Letícia Rodrigues 







Dia 01/04 Turma Infantil 

Espetáculo " Romeu e Julieta como ninguém te contou" 

Horário: 20h 

Entrada Gratuita 

Classificação: livre. 

ROMEU E JULIETA adaptação infantil, realizada pelos alunos das turmas Infantil I e II do Projeto Teatro da Cidade. 

Um clássico teatral, que vem contar uma história, já muito contada. 

Agora será a vez das crianças! 

O amor e drama de Julieta e de seu Romeu... 

Direção: Letícia Rodrigues, Clarisse Zan e William Mendonça. 




02/04 Turma Adulta 

Espetáculo “Balada de um Palhaço” 

Horário 20h 

Entrada Gratuita 

Classificação: 16h 

Sinopse: Respeitável Público!!!
Por acaso estamos sujeitos às leis do reino da banalidade? Nossas vidas, um convite a poesia, a delirante fantasia em um andar sem termo que fascina e assombra.
A vida é um picadeiro, ou o picadeiro é a vida? 

Direção: Calu Monteiro 






0 comentários:

Postar um comentário