quinta-feira, 21 de março de 2019

Projeto Teatro da Cidade reapresenta espetáculo “Além do Subsolo” neste domingo






O projeto Teatro da Cidade, programa de formação cultural da Secretaria Municipal da Cultura de Marília, realiza neste e no próximo mês, reapresentações de espetáculos da Mostra Final de 2018. Neste domingo, 24, é a vez da Turma Pré Juvenil, com o espetáculo “Além do Subsolo”. 

A apresentação acontecerá às 19h, no Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello”. A entrada é 01 Kg de ração, que será revertida às Ongs de Animais. 

Nos dias 13 e 14 de março, foram apresentadas as peças da turma Melhor Idade (com o espetáculo “Velho Eu?”) e Turma Jovem, que apresentou “A Casa de Bernarda Alba”. 

Já nos dias 01 e 02 de abril, acontecerão as apresentações das turmas Infantil e Adulta, com os espetáculos " Romeu e Julieta como Ninguém te Contou" e “Balada de um Palhaço”, ambos com entrada gratuita. 


“Além do Subsolo” 



O processo que resultou no espetáculo teve início a partir da construção de personagens e exercícios de aula. Posteriormente, amarrados a ideia dramatúrgica, além do subsolo. 

Uma realidade pós catástrofe/guerra, onde poucos foram trazidos para baixo, um bunker construído pelos grandes país do subsolo, protegido de pobre, rico e políticos. 

Porém nossa história acontece no subsolo 2, lixo. Espaço destinado aos indivíduos que traziam problemas, questionamentos e perturbavam a harmonia da sociedade subterrânea. Tais indivíduos, foram então submetidos a passividade do sistema, controle de emoções e submissão. Mas basta um pequeno gatilho para que todas as memórias, possam levá-los além. Subir é a única esperança? O que será que tem além do subsolo? 

A Direção é de Letícia Rodrigues e a classificação é de 12 anos. 



Sobre o Projeto: 


O projeto Teatro da Cidade é um programa da Secretaria Municipal da Cultura, que objetiva a formação e difusão cultural e oferece aulas gratuitas de teatro. As inscrições abrem sempre no início do ano e contemplam várias faixas etárias, a partir de 6 anos de idade até a melhor idade. 

Com aulas semanais, as atividades têm início em fevereiro e têm duração de 10 meses, finalizando com a montagem de uma obra teatral por turma. 

Segundo Márcio Martins, Diretor do projeto, “O programa tem o intuito de conduzir os alunos para um processo de apropriação do fazer teatral, possibilitando ao aluno do Projeto Teatro da Cidade ser o ator sujeito do jogo e ao mesmo tempo capaz de pensar a encenação como criador”. 

O objetivo principal é socializar o pensar artístico para que os participantes possam melhor fluir o bem cultural, assim como criar as suas próprias manifestações artísticas. 

Através de jogos teatrais e dinâmicas, o programa busca promover a dialética, trabalhando os sentidos motores, psicológicos, o pensar, criar e executar, somando tudo isso as potencialidades já existentes em cada indivíduo. 

Os alunos são inspirados pela linguagem do teatro para um processo de elaboração de ideias, e questões para assim transformá-las e manifestá-las cenicamente usando recursos que só o teatro tem; como trabalho corporal, voz, articulação entre outros. 



Outras informações podem ser obtidas na Secretaria da Cultura, pelo telefone 3402-6600. 





0 comentários:

Postar um comentário