quinta-feira, 18 de abril de 2019

Teatro Municipal recebe apresentação de Danças Indígenas com Aldeias de Avaí e Arco-Íris






A Secretaria da Cultura realizará dia 18 de abril, o evento Danças Indígenas, encerrando a 1ª Semana de Arte, Cultura e Resistência Indígena - Marília 90 anos, para marcar a importância da cultura indígena. 

O evento, voltado para crianças das redes municipal e estadual de ensino, além de entidades assistenciais, acontecerá à partir das 13h30 no Teatro Municipal. As apresentações acontecerão até às 15h30. 

As danças contarão com aproximadamente 100 indígenas de duas aldeias: Aldeia Tereguá, de Avaí/SP e com as crianças da Terra Indígena Índia Vanuíre da cidade de Arco-Íris/SP. 

Haverá também Feira de Artesanato Indígena, em frente ao Teatro, das 09h às 17h. 

Segundo o Secretário da Cultura, André Gomes Pereira, toda essa programação pretende dar visibilidade às tradições e à cultura dos índios brasileiros de modo a divulgar a grandeza e sabedoria desses grupos. 

“Nas comemorações do aniversário de Marília, é importante trazer os verdadeiros pioneiros nesta cidade que foram os índios que aqui moravam, das etnias Kaingangs. Coincidindo com as homenagens ao Dia do Índio, esta Semana de Arte, Cultura e Resistência Indígena serve para preservação da memória e da contribuição histórica e cultural que os povos indígenas deixaram como herança para construção da identidade cultural deste país e da humanidade. Temos uma dívida e uma retratação histórica e temos dever de manter a memória viva sendo contada pelos próprios índios, sendo uma experiência riquíssima que irá envolver principalmente as crianças”, disse André Gomes Pereira. 

Mais programação: 

Também nesta quinta-feira, das 19h às 21h30, a Biblioteca Municipal receberá a Roda de Conversa “Reflexões dos Povos Indígenas”, que propõe reflexões sobre diversos assuntos dos povos indígenas do Brasil. Será conduzida por representantes da Aldeia Tereguá da cidade Avaí. 

A Biblioteca fica na Rua São Luiz, 1295. A entrada é gratuita. 


3 comentários:

  1. PEÇA TEATRAL SESC EMISSORA DE TV CANAL ABERTO. SESC ESPORTES BAIRROS SEMPRE TEM INDIOS. CEFET TEM INDIOS. JUDO DADO DONABELA TEM INDIO O ESPORTE JUDO E PONTA NA NOVELA MALHAÇÃO TRABALHO FIXO NA MALHAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. SESC E DADO DONABELA JUNTOS JUDO E TEATRO PRA INDIOS. FORMAÇÃO DE PROFESSOR PRA INDIO.

    ResponderExcluir