quarta-feira, 19 de junho de 2019

Biblioteca Municipal recebe lançamento de livro “Cativeiro sem fim” de Eduardo Reina



No dia 25 de junho, terça-feira, às 19h, a Biblioteca Municipal de Marília “João Mesquita Valença” recebe o lançamento do livro “Cativeiro sem fim”, de Eduardo Reina em parceria com o Instituto Vladimir Herzog e Alameda Casa Editorial. 

O livro reportagem conta a história de 19 bebês, crianças e adolescentes, filhos de pessoas contrárias ao regime ditatorial que foram sequestrados durante a ditadura militar, sendo 11 delas diretamente ligadas à Guerrilha do Araguaia e outras oito no Rio de Janeiro, em Pernambuco, no Paraná e no Mato Grosso. Com a ajuda de militares, funcionários públicos, funcionários de instituições e de cartórios, as vítimas foram entregues a famílias de militares e a pessoas ligadas aos órgãos de repressão. 

Mais que relatos de sequestros e desaparecimentos de crianças e adolescentes, a obra traz registros de atos que jamais foram admitidos e investigados, praticados por agentes da repressão aos movimentos de resistência à ditadura brasileira e demonstra o terrorismo cometido pelo Estado durante o período. 

A obra se trata de uma produção honrosa, escrita por Reina, um jornalista que é um cidadão a serviço da memória, da verdade e da justiça, com prefácio do repórter e escritor Caco Barcellos e posfácio da Procuradora e Presidente da Comissão sobre Mortos e Desaparecidos, Eugênia Gonzaga, e que mostra que as histórias desse período estão longe de acabar, visto que algumas vítimas ainda procuram seus pais biológicos e outras continuam desaparecidas. 

A biblioteca fica na Rua São Luiz nº 1295. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3454-7434. A entrada é gratuita. 


Sobre o autor: 

Eduardo Reina é um premiado jornalista de São Paulo. Nascido em 1963, trabalhou como diretor, editor, colunista e repórter em importantes veículos de comunicação, da capital e do interior do estado. Seu último trabalho: "Depois da rua Tutóia" (disponível para empréstimo na biblioteca). 



Próximos lançamentos na biblioteca municipal: 


13/07- "Benjamim: o caçador de poetas", organização de Mario Milani (obra infantojuvenil) 

03/08- "Ressuscitando Darwin… com energia mística", de Maria José Salmi (obra mística).

0 comentários:

Postar um comentário