quarta-feira, 26 de junho de 2019

Sala Municipal de Projeção recebe série ‘Cosmos’ de Carl Sagan




O Sastrom – Sistema Astronômico de Marília, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura, exibirá a Série Cosmos, de Carl Sagan, na Sala Municipal de Projeção “Emílio Peduti Filho” (Av Sampaio Vidal, 245 – piso superior, com entrada pelo Museu de Paleontologia). 

A exibição, com entrada gratuita, terá início neste sábado, 29, 13h30, e acontecerá quinzenalmente. Segundo o presidente da Sastrom, João Frazão, haverá um debate ao final de cada episódio, com interação entre público e os integrantes da entidade. 

“A exibição da série é voltada para todas as pessoas que amam a natureza e o Universo, uma vez que Carl Sagan traz a beleza e os mistérios do ‘Cosmos’ para dentro do nosso ‘eu’. Convido a população para acompanhar essa maravilhosa série, que conta com 13 episódios”, disse João Frazão. 

Cosmos foi uma série de TV realizada por Carl Sagan e sua esposa Ann Druyan, produzida pela KCET e Carl Sagan Productions, em associação com a BBC e a Polytel International, veiculada na PBS em 1980. 


A série se destaca por seu uso inovador de efeitos especiais, que permitem a Sagan percorrer ambientes que são, na verdade, maquetes, e não cenários completos. A trilha sonora inclui trechos de música fornecidos pelo compositor grego Vangelis, como Alpha, Pulstar e Heaven and Hell Part 1 (o último movimento serve como tema central da série, e é diretamente referenciado pelo título do quarto episódio). 


Carl Sagan 


Carl Sagan foi um cientista, biólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico norte-americano. Sagan é autor de mais de 600 publicações científicas e também autor de mais de 20 livros de ciência e ficção científica. 

Foi durante a vida um grande defensor do ceticismo e do uso do método científico. Promoveu a busca por inteligência extraterrestre através do projeto SETI e instituiu o envio de mensagens a bordo de sondas espaciais, destinadas a informar possíveis civilizações extraterrestres sobre a existência humana. Mediante suas observações da atmosfera de Vênus, foi um dos primeiros cientistas a estudar o efeito estufa em escala planetária. 

Também fundou a organização não-governamental Sociedade Planetária e foi pioneiro no ramo da exobiologia. Sagan passou grande parte da carreira como professor da Universidade Cornell, onde foi diretor do laboratório de estudos planetários. Em 1960 obteve o título de doutor pela Universidade de Chicago. 

Ao longo de sua vida, recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho de divulgação científica. Sagan é considerado um dos divulgadores científicos mais carismáticos e influentes da história, graças a sua capacidade de transmitir as ideias científicas e os aspectos culturais ao público não especializado. 



Integrantes do Sastrom com o Secretário da Cultura André Gomes



0 comentários:

Postar um comentário