terça-feira, 16 de julho de 2019

Secretaria da Cultura abre inscrições para a Oficina de Teatro de Rua

Serão disponibilizadas 25 vagas e as inscrições irão até o dia 16 de agosto em horário comercial.


No próximo dia 17 de agosto, em mais uma série de parcerias com a Poiesis (Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo) Organização Social de Cultura, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, traz ao município a Oficina de Teatro de Rua: “Brincante na Rua”.

Com o objetivo de provocar, sensibilizar e interagir na rua, a oficina traz treinamentos e jogos de expressão e expansão corporal, relacionando-os com a arquitetura dos espaços, texturas e climas. O público alvo são jovens com interesse em teatro de rua, com ou sem experiência, acima de 16 anos de idade.

A oficina será realizada em duas etapas. No período da manhã, o encontro terá como mote exercícios de expansão corporal, a partir de cinco princípios: foco, abrir, fechar, deslocamento e pausa. Serão desenvolvidos jogos como bastão, triangulação, exercícios de atenção, improviso com objetos, dilatação das expressões e ações, permeados por questões acerca da atuação da/o artista de rua e como a sociedade o reconhece. No período da tarde, ao final da oficina, será desenvolvido um jogo coletivo, em espaço aberto (praça pública) criado pelas/os participantes, contendo elementos dos jogos e/ou exercícios vividos no encontro, com o intuito de realizar uma avaliação prática, mediada por todas/os, sobre o processo.

A oficina é gratuita e será ministrada por Marcelo Roya, ator e artista circense com várias peças no currículo e experiência em acrobacia, malabares, palhaço, perna-de-pau e pirofagia.

A oficina acontecerá dia 17 de agosto, das 9h às 18h, na Casa de Cultura “Cristovam Ruiz Pereira”, localizada na Av. Santo Antônio, nº 136. Serão disponibilizadas 25 vagas e as inscrições irão até o dia 16 de agosto em horário comercial.

Para se inscrever basta comparecer na Secretaria da Cultura, localizada na rua Lupércio Garrido, 44, munido de RG e preencher a ficha de inscrição.

MINICURRÍCULO 

Marcelo Roya é ator e artista circense. Formado na Escola Livre de Teatro de Santo André – ELT, integrou e atuou na Carpintaria de Teatro Infantil com espetáculo “O Mágico de Nóis” – direção de Van Caires. Cursou o Núcleo de Mascaras na ELT, com orientação de Cuca Bolaffi; e o Taller Retíro – 5 principios para un comienzo, orientação Sergio Mercurio, em Buenos Aires.

No Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo atuou nos espetáculos: “Aqui Não Senhor Patrão”, “O Básico do Circo”, “Pinta de Palhaço”, “Dia de Benedito” e “Casamento na roça” (dir.: Marcos Pavanelli) por várias cidades do Brasil. Estudou musicalização com Charles Raszl (Barbatuques), circo-teatro com Fernando Neves (Cia. Os Fofos), danças populares com Karla Magalhães, percussão com Luis Bastos, cenopoesia com Ray Lima e Junio Santos, cortejo com Romualdo Freitas e dramaturgia do ator com Calixto de Inhamuns. Como circense tem habilidades em acrobacia, malabares, palhaço, perna-de-pau e pirofagia. Hoje integra o bando “GoliardXs”, que teve início em março de 2015.

Outras informações podem ser obtidas por telefone (14) 3402-6600.

Fotos: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário