sexta-feira, 12 de julho de 2019

Secretaria da Cultura realiza Janela Literária com Festival de Contação de História neste sábado



A Secretaria da Cultura realiza neste sábado, 13 de julho, à partir das 09h mais uma edição do programa “Janela Literária” com Festival de Contação de História, na Biblioteca Municipal de Marília (Rua São Luiz, 1295). A entrada é gratuita. 

Na Janela Literária, a Biblioteca oferece um dia dedicado às diversas manifestações artísticas e literárias como lançamentos de livros, saraus, contação de histórias, encontros de RPG, jogos de xadrez e encontros do Clube de Leitura “Leia Mulheres”. 

O Festival de Contação de História, na programação das 10h, é resultado do curso “A arte de contar histórias”, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura e ministrado pelo contador de histórias Carlos Monteiro Filho (Calu), no período de 8 de abril a 24 de junho na Biblioteca Municipal, a um público de 15 alunos. 

O grupo de alunos, integrado por professores, bibliotecários, agentes culturais, atores e catequistas, apresentará ao todo sete histórias ao público, entre fábulas, contos modernizados e textos autorais, as quais contemplarão algumas das técnicas aprendidas no curso, como narração, criação de personagem, manipulação de bonecos e objetos, utilização de livros, entre outras. 

Além do Festival, a edição deste sábado do Janela Literária contará com encontro dos escritores marilienses, às 9h; oficina de xadrez, às 10h; lançamento do livro Infantojuvenil “Benjamim: o caçador de poetas”, organizado por Mário Milani, às 11h; oficina de RPG e BoardGame, às 14h e o Clube de Leitura “Leia Mulheres Marília”, às 15h. 

A Janela Literária ocorre uma vez ao mês, sempre aos sábados, entre o primeiro ou 

segundo sábado do mês, com programação nos períodos da manhã (das 9h às 13h) e à tarde (das 14h às 18h). As atividades são todas gratuitas. 


Programação Completa: 


MANHÃ: 

9h às 10h – XXII Encontro dos Escritores Marilienses (piso1) 

9h às 12h30 – Brinquedoteca (Piso 2 - crianças até 12 anos acompanhadas de um responsável). 

10h às 12h - Oficina de Xadrez com Felipe Brene, ex Árbitro Auxiliar da Confederação Brasileira de Xadrez. (piso3) - A prática do jogo de xadrez desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões. 

10h às 12h45 – Festival de contação de histórias (Formatura de alunos da oficina “A arte de contar histórias” com Calu Monteiro (Piso 2) 

11h às 12h – Lançamento do Livro: “Benjamim: o caçador de poetas”, organização de Mário Milani (Piso 1) 



TARDE: 

14h às 18h - Projeto Legião - Oficina de RPG e Board Games (Piso 2) 
Os jogos RPG estimulam a imaginação e o raciocínio lógico, desenvolvem a criatividade, o relacionamento interpessoal e a cooperação mútua. Consiste em um tipo de jogo no qual os jogadores desempenham o papel de um personagem em um cenário fictício. É um jogo diferente dos convencionais, pois não há ganhadores nem perdedores. 


15h às 17h - Clube de Leitura “Leia Mulheres” - Livro: “A origem do mundo: uma história cultural da vagina ou a vulva vs. o patriarcado”, da escritora Liv Strömquist (Piso 1) 
O projeto Leia Mulheres surgiu em 2014 com um convite à leitura de obras escritas por mulheres, de clássicas a contemporâneas. Atualmente, são inúmeros grupos espalhados por todo Brasil. Mediação de Ana Xavier, Letícia Oliveira e Raisa Oliveira. 


0 comentários:

Postar um comentário