terça-feira, 13 de agosto de 2019

Marília participa de evento internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias em São Paulo




As bibliotecárias Angelina Moreira de Souza, Patrícia Bernardes da Silva e Janaína França, da Secretaria da Cultura/ Biblioteca Municipal, participaram nos dias 5, 6 e 7 de agosto do 11º Seminário Internacional Biblioteca Viva em São Paulo. 

O Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, mais conhecido como Biblioteca Viva, é um evento anual paulista que, há mais de 10 anos, promove discussões entre profissionais e interessados sobre a promoção e incentivo à leitura, a valorização das bibliotecas e a disseminação da informação, bem como estimula o desenvolvimento de pessoas que organizam, planejam e prestam atendimento à população em equipamentos culturais, no Brasil e no mundo. 

O Seminário é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, sendo promovido pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), para fortalecer e transformar em centros de convivência cultural as mais de 700 bibliotecas de acesso público existentes nos municípios paulistas. 

O evento apresentou temas provocantes e contemporâneos, palestrantes qualificados, experiências nacionais e internacionais bem-sucedidas, bem como escritores renomados para instigar ao público presente (profissionais, autoridades, estudantes e demais interessados) inspiração, reflexão e reavaliação quanto a atuação das suas bibliotecas, de modo que sejam cada vez mais casas da palavra, da imaginação e da geração autônoma do conhecimento, aptas a atender novas demandas da comunidade e a produzir impactos socioculturais e econômicos a todos que se servem dela. 

Anualmente, bibliotecas e instituições culturais brasileiras são convidadas, além de prestigiarem, a participarem do evento apresentando projetos desenvolvidos nas suas comunidades. 

Em 2017, a Biblioteca Municipal de Marília foi selecionada pelo comitê curatorial do evento a compartilhar sua experiência de modernização cultural, o que lhe permitiu ganhar visibilidade e consolidar parcerias jamais vistas antes. Com isso, na edição atual, a Biblioteca Municipal pode participar do evento de modo diferenciado, marcando presença agora com o peso do reconhecimento, tendo em vista o trabalho de qualidade que vem desenvolvendo e que inspirou outras iniciativas. 

Na presente edição, a qual contou como tema "Conhecimento, Leitura e Literatura: novas trilhas", foram abordados o uso e desenvolvimento de games, smartphones e ambientes interativos em bibliotecas, aplicativos de leitura, a mediação cultural e literária por meio de podcasts, booktubers, quadrinhos e jogos, diversidade na literatura, inovação e sustentabilidade, entre outros. 

Para a Supervisora da Biblioteca Municipal, Angelina de Souza, “nas novas trilhas do Conhecimento, Leitura e Literatura, em que novas relações sociais, tecnológicas e culturais se impõem periodicamente, torna-se cada vez mais importante a atuação contínua e (cre)ativa das bibliotecas públicas e comunitárias, como espaços de transformação social, que deem cor, forma e voz às manifestações simbólicas e do saber de comunidades e indivíduos. E essa lição, a Biblioteca Municipal de Marília já vem pondo em prática”. 

Para o Secretário da Cultura, André Gomes Pereira, o convite do Siseb para a Biblioteca de Marília participar e relatar a experiência da modernização no Seminário Internacional de Bibliotecas, é um reconhecimento ao esforço do Governo Municipal pela reconstrução e reorganização da Biblioteca. 

“Em três anos, todos esforços e investimentos deste Governo, colocaram em nossa Biblioteca entre as mais modernas e pulsantes do país. O prefeito Daniel Alonso pediu para que nós, da Secretaria da Cultura, priorizássemos a necessidade de incentivar a leitura e de reorganizar a biblioteca. Nesse sentido, a biblioteca se transformou profundamente em uma biblioteca viva, capaz de dialogar com nosso tempo, capaz de atender as demandas de diferentes públicos e isso tem sido muito importante”, disse André. 

O Secretário disse ainda que este convite para participar do Seminário deve-se ao trabalho da Administração Municipal, por colocar o incentivo à leitura como uma de suas preocupações principais. 

“Estamos muito orgulhosos, pois foram muitos investimentos nesses três anos, como por exemplo a abertura de concurso público para contratação de quatro bibliotecárias, profissionais essas que foram ao seminário, sempre buscando inovações e melhorias para oferecer para a população. Foram também milhares de livros adquiridos para ampliação e atualização do acervo, que há 11 anos não recebia um livro sequer; novas aquisições de brinquedos e jogos de mesa para montagem de uma brinquedoteca nova, entre outros equipamentos que modernizaram a biblioteca. Desejamos que a biblioteca seja cada vez melhor e mais atuante em Marília”, finalizou o secretário. 









0 comentários:

Postar um comentário