segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Marília recebe Projeto “Recontando Contos” nesta terça-feira





Com apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria da Cultura, o projeto “Recontando Contos” traz para a Marília sessões de contação de histórias e distribuição de livros com clássicos infantis. 

As sessões são gratuitas e acontecerão nos dias 22 de outubro (terça) às 9h30 e 14h30 na Biblioteca Municipal (Semana Nacional do livro e da Biblioteca) e dia 23 de outubro (quarta) às 9h30 e 14h30, no Centro Comunitário São Judas Tadeu, na cidade de Marília. 

Nos dias atuais, a tecnologia está cada vez mais presente entre crianças e jovens. A televisão, o celular, os jogos eletrônicos e todo o universo de entretenimento gerado pelos avanços tecnológicos, acabam provocando a diminuição do interesse pela leitura. Nesse contexto, o projeto “Recontando Contos” busca reaproximar o público infantil e sua família dos hábitos de ler e escutar histórias, com sessões gratuitas de contação e distribuição de livros. 

Os atores Gustavo Vergani e Lya Bueno, da Cia Cultural Os Tonicos, são respectivamente os personagens Tonico Nico e Tonica Nica, que além de narrar, também dão vida aos personagens da história, com a ajuda de acessórios e objetos inusitados trazidos em uma antiga mala. Em cada sessão um clássico infantil diferente será contado, ou melhor, recontando com muito humor e interação com o público. 

São eles: A Bela e a Fera, Cinderela e Chapeuzinho Vermelho. Após as sessões será distribuído gratuitamente o livro ilustrado para colorir, trazendo as três histórias clássicas que compõem o repertório da Cia e do projeto, com ilustrações de Maria Paula Ferraz Dias. 

“Contar histórias é a arte de brincar com as palavras, de transformar em brinquedo tudo o que temos nas mãos, é a arte de lembrar, de criar e imaginar. Para os adultos é um mergulho nas memórias esquecidas, trazendo o frescor de suas sensações. Para a criança é como uma porta que se abre para um mundo mágico, onde tudo é possível basta imaginar” comenta a atriz Lya Bueno. 

Esse projeto é realizado pela Mercúrio Gestão e Produção Cultural em parceria com a Cia Cultural Os Tonicos, através do Programa de Ação Cultural ProAc-ICMS, com apoio da Secretaria de Cultura de Marília, Afaf Consultoria e patrocínio do Supermercados Confiança. 



Sobre Os Tonicos: 

A Cia Cultural Os Tonicos é formada por atores e contadores de histórias que trabalham na área cultural desde 2006. A Cia surgiu com o intuito de juntar a contação de histórias narradas com o teatro, o circo e o palhaço em um novo formato onde as crianças pudessem participar e se inspirar para contar suas próprias histórias. 

A Cia é formada pelos atores Gustavo Vergani (Tonico Nico), Lya Mara Bueno (Tonica Nica), Rafael Vilela (Penico), Vinicius Henrique de Oliveira (Tiu Tico) e Elaine Vilella (Lilica Lica), contando ainda, sempre que necessário, com a participação de músicos e artistas convidados que colaboram tanto na atuação como na elaboração dos espetáculos. 

Serviço: 

Contação de História e distribuição de livros 

Data: 22 de Outubro 

Horário: Terça às 9h30 e 14h30 

Local: Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença” 

Endereço: Rua São Luiz, nº 1296 – Centro 

Informações: (14) 3454-7434 


Data: 23 de Outubro 

Horário: Quarta às 9h30 e 14h30 

Local: Centro Comunitário São Judas Tadeu 

Endereço: Rua Ribeirão Preto, nº 696, bairro São Paulo 

Informações: (14) 3454-8040 

0 comentários:

Postar um comentário