sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Sastrom promove observação de Trânsito de Mercúrio nesta segunda-feira



Próxima segunda feira, dia 11, acontecerá o trânsito do planeta Mercúrio pelo disco solar de Leste para Oeste, o que significa que será possível ver o planeta passar em frente ao Sol. Seu início ocorrerá, 09h35 e terminará às 15h04 - horário de Brasília. 

Para acompanhar o fenômeno uma equipe do Sastrom (Sistema Astronômico de Marília), com apoio da Secretaria da Cultura, fará uma tarde de observação com equipamentos como telescópios e binóculos com filtros especiais à partir das 13h ao lado do Espaço Cultural e de Lazer "Ezequiel Bambini" (Av. Sampaio Vidal - em frente ao SENAI). 

“Queremos lembrar que, em hipótese alguma, deve-se olhar para o Sol sem filtros especiais. A falta de proteção, pode levar à cegueira ou outros danos à visão. Convidamos a população para apreciar esse raro e belíssimo espetáculo”, disse João Frazão, presidente do Sastrom. 

O trânsito de Mercúrio é relativamente raro, pois o primeiro trânsito observado aconteceu em 07 de Setembro de 1631, e o último foi no ano de 2016, e sempre ocorre nos meses de Maio e Novembro. O próximo deve acontecer no ano de 2032. 











0 comentários:

Postar um comentário